Busca avançada
Ano de início
Entree

Galleria mellonella como modelo hospedeiro para estudo de Porphyromonas gingivalis: análise da virulência e sensibilidade à terapia fotodinâmica

Processo: 13/26820-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Juliana Campos Junqueira
Beneficiário:Janaina Araújo de Alvarenga
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Galleria mellonella   Porphyromonas gingivalis   Terapia fotodinâmica   Microbiologia oral

Resumo

O objetivo desse trabalho será desenvolver um modelo in vivo em Galleria mellonella para o estudo de Porphyromonas gingivalis, uma bactéria anaeróbia estrita importante para pesquisas em Odontologia. Será desenvolvido um modelo para estudo da virulência de P. gingivalis e para teste de terapias antimicrobianas, como a terapia fotodinâmica. Para estudo da virulência, diferentes concentrações de P. gingivalis serão inoculadas em Galleria mellonella e o desenvolvimento de infecção experimental será analisado por meio da curva de sobrevivência e contagem de hemócitos, que são as células do sistema imune presentes na hemolinfa desse animal. Para a avaliação de G. mellonella como modelo de estudo da terapia fotodinâmica, serão efetuados testes de toxicidade com diferentes concentrações do fotossensibilizador azul de metileno, assim como testes para determinação dos parâmetros ideais de irradiação luminosa (Laser AsGaAl 660nm). A seguir, grupos de larvas de G. mellonella infectadas com P. gingivalis serão submetidas a 4 condições experimentais: inoculação do Fotossensibilizador e aplicação do Laser (F+L+), inoculação de Solução fisiológica e aplicação do Laser (F-L+), inoculação do Fotossensibilizador sem Laser (F+L-) e inoculação do Solução fisiológica sem Laser (F-L-). Os efeitos da PDT sobre a infecção por P. gingivalis serão avaliados pela análise de curva de sobrevivência das larvas. Os dados obtidos na curva de sobrevivência de G. mellonella serão analisados pelo método de Log-rank e na contagem de hemócitos pelo teste ANOVA, considerando-se nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSONI, RODNEI DENNIS; DE BARROS, PATRICIA PIMENTEL; DE ALVARENGA, JANAINA ARAUJO; RIBEIRO, FELIPE DE CAMARGO; VELLOSO, MARISOL DOS SANTOS; FUCHS, BETH BURGWYN; MYLONAKIS, ELEFTHERIOS; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS. Antifungal activity of clinical Lactobacillus strains against Candida albicans biofilms: identification of potential probiotic candidates to prevent oral candidiasis. BIOFOULING, v. 34, n. 2, p. 212-225, 2018. Citações Web of Science: 17.
DOS SANTOS, JESSICA DIANE; DE ALVARENGA, JANAINA ARAUJO; ROSSONI, RODNEI DENNIS; GARCIA, MAIRA TERRA; MORAES, RENATA MENDONCA; ANBINDER, ANA LIA; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS. Immunomodulatory effect of photodynamic therapy in Galleria mellonella infected with Porphyromonas gingivalis. Microbial Pathogenesis, v. 110, p. 507-511, SEP 2017. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.