Busca avançada
Ano de início
Entree

Danos físicos em membranas por processos de fotossensibilização

Processo: 14/02511-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Rosangela Itri
Beneficiário:Raffaela de Rosa
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50680-5 - Fotossensibilização nas ciências da vida, AP.TEM
Assunto(s):Terapia fotodinâmica   Tecidos (anatomia)   Membranas (anatomia)   Peroxidação de lipídeos   Lipossomos   Espalhamento de raios X a baixos ângulos   Ressonância paramagnética eletrônica

Resumo

Terapia fotodinâmica é uma modalidade terapêutica promissora no tratamento de doenças que envolvem desenvolvimento anormal e incontrolado de tecido ou infecções por micro-organismos e vírus, cujas aplicações estão sendo demonstradas em diversas áreas da saúde. O entendimento dos mecanismos envolvidos na morte celular foto-induzida é de suma importância para que se proponham protocolos clínicos melhorados, e lesões em membranas são fundamentais para compreensão dos processos de morte celular. Neste projeto, pretendemos investigar a resposta de lipossomos, nanoestruturas biológicamente importantes como modelos de membranas, à ação de fotosensibilizadores sob irradiação. Estamos particularmente interessados em investigar as alterações biofísicas induzidas na membrana por foto-oxidação, como aumento de área, mudança de fluidez e mudanças de permeabilidade da membrana, que culminam em desestruturação e/ou ruptura da membrana. As técnicas experimentais utilizadas serão de espalhamento de RX a baixos ângulos (SAXS) que fornece informações sobre a estrutura da bicamada lipídica e ressonância paramagnética eletrônica (EPR) que infere sobre fluidez da membrana. O presente projeto possibilitará a continuidade das pesquisas do grupo temático neste tema interdisciplinar, bastante atual e relevante em fotobiofísica e fotobioquímica, com potencial aplicação em terapia fotodinâmica e foto-proteção de tecidos biológicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ROSA, RAFFAELA; SPINOZZI, FRANCESCO; ITRI, ROSANGELA. Hydroperoxide and carboxyl groups preferential location in oxidized biomembranes experimentally determined by small angle X-ray scattering: Implications in membrane structure. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-BIOMEMBRANES, v. 1860, n. 11, p. 2299-2307, NOV 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.