Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação entre aerossóis de queimadas na Amazônia e sistemas convectivos de mesoescala na Bacia do Prata

Processo: 14/05351-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Maria Assunção Faus da Silva Dias
Beneficiário:Gláuber Camponogara
Supervisor no Exterior: Gustavo Gabriel Carrió
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Colorado State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/08115-9 - Interação entre aerossóis de queimadas na Amazônia e sistemas convectivos de mesoescala na Bacia do Prata: um estudo numérico assimilando dados dos projetos Chuva e Aeroclima, BP.DR
Assunto(s):Queimada   Aerossóis   Bacia do Prata

Resumo

Conhecida como a quinta maior bacia hidrográfica do mundo e a segunda maior do continente americano, a Bacia do Prata possui um grande potencial hidrelétrico com diversas usinas instaladas em seus rios, dentre as quais está Itaipú (maior usina de energia do mundo). A Bacia do Rio da Prata está situada em uma das regiões mais povoadas da América do Sul, sustentando seu consumo doméstico e suas atividades agropecuárias. A Bacia do Prata está sujeita a ação de diversos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) ao longo do ano. Os SCM podem ocasionar inundações devido a sua alta capacidade de gerar grandes quantias de chuva, com impactos econômicos nessa região. Esses sistemas de mesoescala podem ser influenciados na estação de primavera por aerossóis oriundos de queima de biomassa da Amazônia e Brasil Central que são transportados via Jato de Baixos Níveis (JBN) para a região do Rio da Prata. Este projeto tem como objetivo investigar as interações desses aerossóis com os SCM através da assimilação dos dados observacionais no Brazilian development on the Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS) pelo algorítimo Maximum Likelihood Ensemble Filter (MLEF). E então, melhorar o entendimento dos mecanismos microfísicos relacionados à interação entre aerossóis e SCM e propor ajustes na parametrização de microfísica do BRAMS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPONOGARA, GLAUBER; DA SILVA DIAS, MARIA ASSUNCAO FAUS; CARRIO, GUSTAVO G. 4 Biomass burning CCN enhance the dynamics of a mesoscale convective system over the La Plata Basin: a numerical approach. Atmospheric Chemistry and Physics, v. 18, n. 3, p. 2081-2096, FEB 13 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.