Bolsa 14/04077-0 - Filogenia, Sistemática - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise morfológica comparativa das rãs de corredeiras (Anura: Hylodidae)

Processo: 14/04077-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 16 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 15 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Taran Grant
Beneficiário:Rachel Montesinos Martins Pereira
Supervisor: Kevin de Queiroz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Smithsonian National Museum of Natural History, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/22566-3 - Sistemática Filogenética de Hylodidae Gunther 1858(Amphibia: Anura), BP.DR
Assunto(s):Filogenia   Sistemática   Herpetologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filogenia | Sistematica | Herpetologia

Resumo

Hylodidae é um família monofilética composta por 42 espécies distribuídas em três gêneros: Crossodactylus, Hylodes e Megaelosia. A inclusão de caracteres morfológicos é essencial para análises filogenéticas em um contexto de evidência total. Entretanto, a morfologia dessa família tem sido pobremente estudada em um aspecto evolutivo e poucas espécies foram incluídas em estudos sistemáticos. A maioria das espécies de Hylodidae tem apenas a morfologia externa descrita e características do esqueleto e musculatura são desconhecidas. O NMNH tem uma grande coleção de anfíbios com aproximadamente 590 espécimes de Hylodidae distribuídas em 23 espécies e, junto com as principais coleções científicas, os Estados Unidos possui aproximadamente 1150 espécimes. Entretanto, curadores de coleções dos EUA comumente rejeitam o empréstimo além-mar de material. A dificuldade de empréstimos internacionais e a quantidade de importantes espécimes em coleções científicas dos Estados Unidos são as principais razões para esse estágio no exterior. O objetivo desse projeto é investigar a variação morfológica entre os gêneros e as espécies de Hylodidae, codificando uma extensiva lista de caracteres disponíveis para Anura. Para várias espécies, os músculos e ossos serão descritos pela primeira vez. Esses dados serão incorporados em uma matriz concatenada (dados morfológicos e moleculares) para uma reconstrução filogenética. Essa filogenia será utilizada para investigar a evolução da morfologia e das relações de Hylodidae. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIAS-COSTA, AGUSTIN J.; MONTESINOS, RACHEL; GRANT, TARAN; FAIVOVICH, JULIAN. The vocal sac of Hylodidae (Amphibia, Anura): Phylogenetic and functional implications of a unique morphology. Journal of Morphology, v. 278, n. 11, p. 1506-1516, . (12/10000-5, 14/04077-0, 12/22566-3, 13/50741-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.