Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática molecular e diversificação morfológica do gênero Heteronotus com ênfase na evolução do mimetismo e camuflagem

Processo: 14/01793-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carlos José Einicker Lamas
Beneficiário:Olivia Evangelista de Souza
Supervisor no Exterior: Jason R. Cryan
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: North Carolina Museum of Natural Sciences, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/21398-0 - Investigando padrões de diversificação morfológica em Heteronotus (Hemiptera: Membracidae: Heteronotinae), com ênfase em camuflagem, mimetismo e dimorfismo sexual, BP.PD
Assunto(s):Entomologia   Filogenia   Morfometria   Hemiptera

Resumo

Heteronotus é o gênero mais diverso da subfamília Heteronotinae, e apresenta um intrincado arranjo de espinhos e nodos pronotais que mimetizam vespas, formigas, ou são crípticos. As espécies de Heteronotus também exibem acentuado dimorfismo sexual. Esta característica, estritamente associada às espécies que mimetizam formigas ou apresentam camuflagem, é uma condição única na subfamília. O estágio no exterior será realizado no North Carolina Museum of Natural Sciences, em colaboração com os especialistas Dr. Jason Cryan e Dr. Julie Urban. Sequências de nucleotídeos pertencentes a oito genes serão geradas para um mínimo de cem representantes do gênero. A filogenia do gênero Heteronotus será reconstruída com base em dois objetivos: a) entender a evolução de estratégias adaptativas relacionadas ao pronoto; e b) delimitar as espécies do complexo H. delineatus. Os dados de morfometria geométrica (previamente adquiridos no Brasil) serão analisados em conjunto com as inferências filogenéticas para iluminar o tempo e o modo da diversificação morfológica do pronoto em Heteronotus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVANGELISTA, OLIVIA; SAKAIBARA, ALBINO M.; CRYAN, JASON R.; URBAN, JULIE M. A phylogeny of the treehopper subfamily Heteronotinae reveals convergent pronotal traits (Hemiptera: Auchenorrhyncha: Membracidae). Systematic Entomology, v. 42, n. 2, p. 410-428, APR 2017. Citações Web of Science: 4.
EVANGELISTA, OLIVIA; MARQUES DOS SANTOS, GUILHERME IDE; LAMAS, CARLOS EINICKER. An annotated catalogue of the Membracidae types in the Museu de Zoologia da Universidade de Sao Paulo, Brazil (Hemiptera: Auchenorrhyncha: Cicadomorpha). Zootaxa, v. 3895, n. 1, p. 1-30, DEC 12 2014. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.