Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da ingestão da polpa de açaí liofilizada (Euterpe oleracea Mart) no processo de carcinogênese química em ratos wistar

Processo: 13/17600-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luís Fernando Barbisan
Beneficiário:Mariana Franco Fragoso
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cólon   Transformação celular neoplásica   Técnicas in vitro   Açaí

Resumo

Em nosso estudo anterior (Fragoso et al., Food Chem Toxicol., 2013), mostramos que a ingestão da polpa de açaí retardou o desenvolvimento do câncer de cólon em ratos. Portanto, o objetivo desse projeto de pesquisa é estudar os potenciais mecanismos de proteção do açaí (Euterpe oleraceae Mart.) na carcinogênese química de cólon em ratos Wistar. Os animais serão distribuídos em cinco grupos experimentais: os grupos G1 a G4 serão iniciados com duas injeções de 1,2-dimetilhidrazina (DMH) durante duas semanas e o G5 receberá injeções similares de EDTA (veículo do DMH). Uma semana após o final da iniciação, os animais receberão água acrescida de 2% de Dextran Sulfato de Sódio (DSS), para indução de colite. Após as administrações iniciais de DMH/DSS, os animais receberão as rações controle e experimentais até o final da vigésima quinta semana: grupos G1 e G5, ração basal; grupos G2 e G3, ração basal acrescida de 5% e 7,5% de polpa de açaí liofilizado; grupo G4, ração basal ascrescida de 0,2% de N-acetilcisteína (NAC) (controle positivo). Os animais serão sacrificados na vigésima quarta semana para avaliação das lesões (FCA e tumores) no cólon. Os tumores obtidos ao final do experimento serão utilizados para estudo de expressão gênica e proteíca, além de análise histopatológica e estudo de marcadores tumorais por imunoistoquímica. A polpa liofilizada de açaí será caracterizada quanto ao conteúdo fenólico e de antocianina total, capacidade antioxidante e quanto as frações polifenólicas presentes no mesmo. Além disso, será realizado ensaio in vitro de genotoxicidade da água fecal dos animais em células tumorais Caco-2 pelo teste do cometa e do potencial para redução de invasão em matrigel das células Caco-2 pela cianidina-3-O-glicosídeo, principal antocianina presente na polpa do açaí. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRAGOSO, MARIANA F.; ROMUALDO, GUILHERME R.; VANDERVEER, LISA A.; FRANCO-BARRAZA, JANUSZ; CUKIERMA, EDNA; CLAPPER, MARGIE L.; CARVALHO, ROBSON F.; BARBISA, LUIS F. Lyophilized acai pulp (Euterpe oleracea Mart) attenuates colitis-associated colon carcinogenesis while its main anthocyanin has the potential to affect the motility of colon cancer cells. Food and Chemical Toxicology, v. 121, p. 237-245, NOV 2018. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRAGOSO, Mariana Franco. Efeitos da ingestão da polpa liofilizada de açaí (Euterpe oleracea Mart.) no processo de carcinogênese de cólon associada à colite em ratos Wistar. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.