Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de risco associados à colonização nasal por staphylococcus aureus em pessoas vivendo com HIV/AIDS

Processo: 13/21868-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Elucir Gir
Beneficiário:Lilian Andreia Fleck Reinato
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):AIDS   Staphylococcus aureus   HIV

Resumo

O Staphylococcus aureus é uma preocupação mundial, representando um problema de saúde pública, pois geralmente coloniza a pele das pessoas, atualmente identificado tanto no ambiente hospitalar quanto na comunidade. Em indivíduos com HIV/aids essa colonização poderá implicar maior risco de morbidade e mortalidade. Com o objetivo de identificar os fatores de risco associados à colonização nasal por Staphylococcus aureus em pessoas vivendo com HIV/aids, propõe-se um estudo de caso-controle, longitudinal, prospectivo, de caráter quantitativo, a ser realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, nas duas unidades de internação especializadas em HIV/aids. Após a anuência do Comitê de Ética em Pesquisa, será desenvolvido no período de agosto de 2011 a fevereiro de 2015, com indivíduos com HIV/aids internados nessas unidades. Serão coletadas amostras da parte anterior das duas narinas (secreção nasal) de aproximadamente 200 pacientes. Após o isolamento e identificação das amostras clínicas, será realizado a análise fenotípica do micro-organismo. Para a discussão analítica utilizar-se-á estatística descritiva e regressão logística multivariada, por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 17.0. Com esse projeto será construído um mapeamento epidemiológico sobre Staphylococcus resistentes à oxacilina, em indivíduos com HIV/aids visando estabelecer um sistema de vigilância prospectiva populacional dessa bactéria.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REINATO, Lilian Andreia Fleck. Fatores de risco associados à colonização nasal por Staphylococcus aureus em pessoas vivendo com HIV/aids: um estudo caso-controle. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.