Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de dados laser para determinação de oclusão via gradiente de altura estimado sobre superfície poliédrica, para geração de ortoimagem verdadeira.

Processo: 13/21647-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Aluir Porfírio Dal Poz
Beneficiário:Henrique Cândido de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/15332-1 - Uso de dados laser para determinação de oclusão via gradiente de altura estimado sobre superfície poliédrica, para geração de ortoimagem verdadeira, BE.EP.DR
Assunto(s):Triangulação de Delaunay   Fotogrametria   LIDAR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Detecção de Oclusão | Gradiente de Altura | Lidar | Ortoimagem Verdadeira | poliedro | Triangulação de Delaunay | Fotogrametria

Resumo

A utilização de informação espacial é encontrada desde o deslocamento de um pedestre com o uso de seu celular, até a locação de obras em grandes projetos de engenharia. Dependendo da aplicação, os produtos cartográficos (mapas/cartas) devem possuir um alto grau de acurácia e precisão. Dentre as diversas formas de se produzir os mapas está a ciência capaz de extrair informação quantitativa de fotografias, na maioria das vezes aéreas (Fotogrametria). Um dos produtos gerados por meio da Fotogrametria é a ortoimagem, imagem esta com escala única sendo possível a utilização das informações contidas neste produto como se estivessem apresentadas em um mapa, sem as distorções causadas devido a variação do relevo. Porém, em centros urbanos, onde há grande quantidade de edificações altas, as fotografias aéreas podem possuir porções em que a superfície é obstruida pelas edificações (áreas de oclusão), dependendo dos pontos de vista em que são tomadas. Com isso surge a necessidade da criação de um produto denominado ortoimagem verdadeira, onde todas as feições presentes sobre a superfície, como edificações e pontes, aparecem em projeção ortogonal, não obstruindo assim outras informações, como vias, limite de lotes, parques etc. Este projeto tem como finalidade propor um novo método para detecção de áreas de oclusão utilizando dados de varredura a LASER, juntamente com imagens aéreas digitais de alta resolução. Esta nova abordagem utilizará gradientes de altura estimados sobre uma superfície poliédrica (rede TIN obtida a partir dos dados LASER) para identificação das áreas de oclusão, ao invés de malhas regulares interpoladas ou modelos digitais de construção (MDC), como encontrado nos demais trabalhos da literatura. O uso da representação da superfície em forma poliédrica evita a consideração de erros oriundos das interpolações e não necessita da criação de MDC relacionado a todas edificações presentes na imagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, HENRIQUE CANDIDO; GALO, MAURICIO; DAL POZ, ALUIR PORFIRIO. Height-Gradient-Based Method for Occlusion Detection in True Orthophoto Generation. IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters, v. 12, n. 11, p. 2222-2226, . (13/21647-2)
DE OLIVEIRA, HENRIQUE CANDIDO; DAL POZ, ALUIR PORFIRIO; GALO, MAURICIO; HABIB, AYMAN FAWZY. Surface Gradient Approach for Occlusion Detection Based on Triangulated Irregular Network for True Orthophoto Generation. IEEE JOURNAL OF SELECTED TOPICS IN APPLIED EARTH OBSERVATIONS AND REMOTE SENSING, v. 11, n. 2, p. 443-457, . (13/21647-2, 14/15332-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Henrique Cândido de. Detecção de oclusão via análise de gradientes de superfície sobre um poliedro para geração de ortoimagem verdadeira. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.