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Cinema e solidariedade internacional ao Chile após o golpe de 1973: análise dos documentários 'Setembro chileno' (1973), 'Contra a razão e pela força' (1974) e 'Eu fui, eu sou, eu serei' (1974)

Processo: 14/03846-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Eduardo Victorio Morettin
Beneficiário:Carolina Amaral de Aguiar
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Documentário

Resumo

Este projeto propõe a análise de três documentários, feitos por realizadores não-chilenos e de nacionalidades distintas entre si, sobre o golpe militar no Chile (1973) e suas consequências: "Setembro chileno" (França, Bruno Muel, 1973), "Contra a razão e pela força" (México, Carlos Ortiz Tejeda, 1974) e "Eu fui, eu sou, eu serei" (RDA, Heynowski e Scheumann, 1974). Os três filmes foram rodados no Chile, semanas após o 11 de setembro de 1973 em meio à repressão de Pinochet, o que foi possível pela utilização de métodos subversivos por parte dos cineastas, que se passaram por representantes da imprensa internacional. Dessa forma, aproveitando-se da tentativa de legitimação da Junta Militar, eles elaboraram denúncias sobre as perseguições, prisões e assassinatos que começavam a se espalhar pelo país. Pode-se dizer que o fato desses realizadores serem estrangeiros permitiu que tivessem acesso a lugares onde os cineastas chilenos de esquerda - em sua maioria encarcerados ou exilados - não poderiam filmar, como o Estádio Nacional e outros campos de prisioneiros. Entre os objetivos desta pesquisa, destaca-se a elaboração de um amplo levantamento de filmes realizados por estrangeiros sobre o Chile do pós-golpe, o que pode corroborar a hipótese de que havia uma grande rede cinematográfica internacional de solidariedade a essa nação. Pretende-se também verificar as principais estratégias estéticas empregadas nessas produções, relacionando-as ao discurso político elaborado por elas. O projeto prevê ainda a comparação entre essas três produções com a finalidade de revelar semelhanças e diferenças na articulação do texto (filme) com seus contextos, que envolvem nacionalidades diversas. (AU)

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