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Estudo do processo de soldagem para a integração de compósitos peek/fibras de carbono com aplicações aeronáuticas

Processo: 13/13214-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Edson Cocchieri Botelho
Beneficiário:Samia Danuta Brejão de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/07586-9 - Estudo do processo de soldagem para integração de compósitos peek/fibra de carbono para aplicações aeronáuticas, BE.EP.DR
Assunto(s):Soldagem por resistência   Fibra de carbono   Planejamento de experimentos

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia dos compósitos poliméricos avançados tem como uma de suas funções a união de materiais que combinem características como: elevada resistência mecânica e rigidez aliadas à baixa massa específica. Um dos principais problemas de utilização de compósitos poliméricos em aplicações estruturais consiste em sua união efetiva para a integração de componentes. Neste sentido, estudos recentes mostram que a técnica de soldagem por resistência elétrica é um dos processos mais promissores para união de compósitos, por ser um método rápido e por necessitar de pouca preparação de superfície. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar os melhores parâmetros de soldagem por resistência elétrica para laminados PEEK [poli(éter-éter-cetona)] com aplicações aeronáuticas. Para esta finalidade, serão avaliados os parâmetros mais adequados (por meio de controle estatístico de processos) quanto ao tempo, corrente elétrica e pressão e três diferentes tipos de elementos resistivos no processo de soldagem. A caracterização dos materiais soldados será realizada por meio de ensaios mecânicos (Lap Shear, Iosipescu, ENF e CST), análises térmicas (DMA e TMA), avaliação da influência de condicionamentos ambientais (radiação UV, umidade e salinidade) nos laminados soldados e análises morfológicas e das fraturas advindas dos ensaios mecânicos por microscopia eletrônica de varredura (MEV).Durante o desenvolvimento deste trabalho, também será avaliada a transferência de calor na região de interface (região soldada) assim como a cinética de cristalização induzida nesta região, sendo este um estudo inédito para este tipo de tecnologia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA BARBOSA, LORENA CRISTINA; BREJDO DE SOUZA, SAMIA DANUTA; BOTELHO, EDSON COCCHIERI; CANDIDOA, GERALDO MAURICIO; REZENDE, MIRABEL CERQUEIRA. Fractographic evaluation of welded joints of PPS/glass fiber thermoplastic composites. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS, v. 102, p. 60-68, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
MIRANDA BARBOSA, LORENA CRISTINA; BREJAO DE SOUZA, SAMIA DANUTA; BOTELHO, EDSON COCCHIERI; CANDIDO, GERALDO MAURICIO; REZENDE, MIRABEL CERQUEIRA. Fractographic study of welded joints of carbon fiber/PPS composites tested in lap shear. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS, v. 93, p. 172-182, NOV 2018. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Samia Danuta Brejão de. Estudo do processo de soldagem para a integração de compósitos peekfibras de carbono com aplicações aeronáuticas. 2017. 216 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá)..

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