Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos genes envolvidos na biotransformação de terpenos para produção de aromas naturais

Processo: 13/18390-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Pastore
Beneficiário:Marina Gabriel Pessôa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia   Biotransformação   Terpenos   Limonenos   Genes   Fusarium   Compostos aromáticos   Análise de sequência de RNA

Resumo

A presença de compostos de aromas em alimentos, bebidas e cosméticos é de grande importância, pois acarreta no aumento da aceitabilidade desses produtos pelos seus consumidores. Recentemente, a preferência pelo consumo de produtos feitos à base de matérias-primas naturais aumentou a necessidade da obtenção de aromas naturais. A biotransformação de terpenos é uma área promissora para a obtenção de compostos de aroma naturais, pois, alguns tipos de terpenos estão amplamente distribuídos na natureza, possuindo custo acessível e, portanto, são ótimos materiais de partida para a síntese de novos compostos. Muitos estudos já foram desenvolvidos a fim de se isolar micro-organismos capazes de metabolizar precursores terpênicos para produção de compostos de valor agregado, porém, pouco se sabe sobre os genes e vias metabólicas envolvidos nos processos de biotransformação. A identificação destes genes é de grande importância para melhorias nas condições do processo e para o desenvolvimento de novas linhagens promissoras a fim de aumentar a concentração dos compostos produzidos. Desta forma, este projeto é uma linha de pesquisa inovadora no Laboratório de Bioaromas que pretende identificar os genes responsáveis pelo processo de biotransformação de limoneno em ±-terpineol, realizada pelo fungo Fusarium oxysporum 152b, linhagem obtida em estudos prévios deste laboratório. A análise da expressão será realizada através da tecnologia de RNA-seq, comparando-se amostras de cDNA de linhagens cultivadas na presença de terpenos com um grupo controle, onde o cultivo ocorrerá na ausência do mesmo. Este método possibilitará a identificação de genes induzidos na presença de terpenos e sua sequência de nucleotídeos, bem como a clonagem destes genes em diferentes linhagens para sua caracterização e até mesmo o futuro desenvolvimento de novas linhagens, visando o aumento da concentração de produtos e tornando estes processos mais competitivos e interessantes do ponto de vista industrial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PESSOA, MARINA G.; VESPERMANN, KELE A. C.; PAULINO, BRUNO N.; BARCELOS, MAYARA C. S.; PASTORE, GLAUCIA M.; MOLINA, GUSTAVO. Newly isolated microorganisms with potential application in biotechnology. BIOTECHNOLOGY ADVANCES, v. 37, n. 2, p. 319-339, MAR-APR 2019. Citações Web of Science: 2.
PESSOA, MARINA GABRIEL; PAULINO, BRUNO NICOLAU; RODRIGUES MANO, MARIO CEZAR; NERI-NUMA, IRAMAIA ANGELICA; MOLINA, GUSTAVO; PASTORE, GLAUCIA MARIA. Fusarium species-a promising tool box for industrial biotechnology. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 101, n. 9, p. 3493-3511, MAY 2017. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PESSÔA, Marina Gabriel. Prospecting endophytic biocatalysts for bioflavors production = Prospecção de biocatalisadores endofíticos para produção de bioaromas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.