Busca avançada
Ano de início
Entree

Lexicografia da Língua de Sinais Brasileira da região Sul e do Distrito Federal

Processo: 14/02420-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fernando Cesar Capovilla
Beneficiário:Antonielle Cantarelli Martins
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de pessoas com deficiência auditiva   Surdez   Linguagem de sinais   Língua Brasileira de Sinais   Dicionários   Lexicografia   Região Sul   Distrito Federal

Resumo

Este projeto de pesquisa lexicográfica da Língua de Sinais Brasileira (Libras) almeja documentar os sinais em suas variantes da Região Sul e do Distrito Federal. Ele está vinculado ao Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental, do Instituto de Psicologia, da Universidade de São Paulo (Lance-IP-Usp), onde foram desenvolvidos o Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira - Libras (Capovilla & Raphael, edições de 2001, 2004 e 2006) e o Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira - Libras (Capovilla, Raphael, & Mauricio, edições de 2009, 2012 e 2013). O projeto é extensão da pesquisa de Mestrado "Lexicografia da Língua de Sinais Brasileira do Rio Grande do Sul (Martins, 2012)" e objetiva documentar o léxico de sinais de Libras usado pela população surda dos três estados da região Sul (RS, SC, PR), além de pela população surda do DF. O presente projeto se justifica, pois o DF ocupa o primeiro lugar dentre as 27 unidades da federação em termos de porcentagem da população com surdez profunda ou severa; e a região Sul ocupa o primeiro lugar, dentre todas as cinco regiões brasileiras, em termos da mesma porcentagem da população com surdez profunda ou severa. A pesquisa empregará procedimento padrão de pesquisa lexicográfica, incluindo as etapas de levantamento, seleção de bibliografia, pesquisa de campo, análise e registro de dados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Antonielle Cantarelli. Lexicografia, metalexicografia e natureza da iconicidade da Língua de Sinais Brasileira (Libras). 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.