Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da capacidade funcional de crianças e adolescentes asmáticos

Processo: 13/26187-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fernanda de Cordoba Lanza
Beneficiário:Luana Nascimento de Carvalho
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Adolescentes   Pediatria   Asma   Capacidade funcional

Resumo

A asma é caracterizada por limitação ao fluxo aéreo e a reversibilidade ao mesmo após administração do broncodilatador, essa limitação pode ser determinada pela função pulmonar e a capacidade funcional pode estar prejudicada nesse público devido à alteração pulmonar. Objetivos: avaliar a função pulmonar e a capacidade funcional de pacientes asmáticos. Método: Será realizado um estudo transversal em crianças e adolescentes asmáticos provenientes do ambulatório de fisioterapia da Universidade Nove de Julho. No grupo asma serão incluídos pacientes com idade entre sete e 17 anos, com diagnóstico de asma persistente moderada ou asma persistente grave que estejam em tratamento e controle da doença determinado pela equipe médica. Serão excluídos aqueles que: não conseguirem realizar as avaliações do protocolo, interrupção do acompanhamento médico e/ou do tratamento medicamento, presença de infecção pulmonar aguda ou outras patologias pulmonares crônicas, presença de comorbidades e tabagismo. O grupo controle será composto de indivíduos pareado em idade e gênero com o grupo asmático, e serão excluídos se apresentarem qualquer doença cardiopulmonar aguda ou crônica, praticar atividade física mais de duas vezes na semana, ou aqueles que não conseguirem realizar as avaliações do protocolo. Esses voluntários do grupo controle serão provenientes da escola municipal EMEF CARLOS DE ANDRADE RIZZINI. Será realizada a espirometria para determinação da função pulmonar e, para avaliar a capacidade funcional será feito o Shuttle walking teste (SWT). Esse teste será feito em um corredor de 10 metros com estímulos sonoros que irão aumentando gradativamente alcançando no máximo 12 níveis. O SWT é um teste simples e de baixo custo em que pode ser avaliada a capacidade de exercício máximo com base na distância percorrida. Espera-se determinar a capacidade funcional de indivíduos asmáticos e compará-las com voluntários saudáveis, para determinar ou não diferenças entre ambos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANZA, FERNANDA DE CORDOBA; ZAGATTO, EDUARDO DO PRADO; SILVA, JACKSOEL CUNHA; RODRIGUES SELMAN, JESSYCA PACHI; GONCALVES IMPERATORI, TREICE BEATRIZ; MILANI ZANATTA, DRIELLY JESICA; DE CARVALHO, LUANA NASCIMENTO; REIMBERG, MARIANA MAZZUCA; DAL CORSO, SIMONE. Reference Equation for the Incremental Shuttle Walk Test in Children and Adolescents. JOURNAL OF PEDIATRICS, v. 167, n. 5, p. 1057-1061, NOV 2015. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.