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A vitimização escolar por pares e o desenvolvimento de sintomas do transtorno de estresse pós-traumático em alunos do ensino fundamental

Processo: 14/04212-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Giovanna Leite Queiroz
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bullying   Violência escolar   Ensino fundamental

Resumo

Considerando a significativa incidência de violência escolar entre pares e da série de consequências que esta pode acarretar aos envolvidos, este estudo tem como objetivo investigar possíveis relações entre a vitimização escolar por pares e o aparecimento de sintomas de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-traumático) em crianças e pré-adolescentes de 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental. Além disso, buscar-se-á caracterizar as piores experiências escolares vivenciadas por esses participantes, analisando a sua frequência e duração. Para isto, participarão aproximadamente 100 estudantes de 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. Espera-se que a partir dos resultados encontrados as relações existentes entre a pior experiência escolar e os sintomas de TEPT possam ser compreendidas e clarificadas, possibilitando, desta forma, o planejamento de intervenções mais precisas e bem sucedidas com vítimas de violência escolar e contribuindo, também, com programas de prevenção a esse tipo de violência.