Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese verde de nanopartículas de ouro utilizando látex Hevea brasiliensis como agente redutor

Processo: 14/01774-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Aldo Eloizo Job
Beneficiário:Natália Mariana dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Polímeros (materiais)   Nanopartículas   Ouro   Borracha

Resumo

Este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento experimental da síntese de nanopartículas de ouro pelo método de redução química enquadrada como green syntesis, utilizando o látex de borracha natural, como um composto natural, atuando como agente de redução. A solução de látex com cloreto de ouro será monitorada, acompanhando o processo de redução das nanopartículas, em função de parâmetros como temperatura, pH, concentração de solução de látex (reagente), entre outros. A solução será caracterizada, em um primeiro momento, utilizando as técnicas de espectroscopia por UV-Vis, por infravermelho (FT-IR modo ATR) e microscopias eletrônica de varredura (MEV). Outras técnicas poderão ser utilizadas para complementar os estudos do composto e das nanopartículas, em destaque, análises térmicas (TG/FT-IR e DSC) para identificar a estabilidade térmica e o processo de degradação, bem como as transições de fase do látex na presença das nanopartículas, além de modificações estruturais avaliadas por meio de espectroscopia micro RAMAN. De acordo com os resultados será feito um direcionamento para possíveis aplicações na área biomédica, detecção de agentes químicos/biológicos e na bioengenharia. Esse procedimento tem também como objetivo a total eliminação ou ao menos a minimização dos resíduos gerados, por meio de princípios básicos visando os conceitos de sustentabilidade ambiental e econômica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, NATALIA M.; GOMES, ANDRESSA S.; CAVALCANTE, DALITA G. S. M.; SANTOS, LUIS F.; TEIXEIRA, SILVIO R.; CABRERA, FLAVIO C.; JOB, ALDO ELOIZO. Green synthesis of colloidal gold nanoparticles using latex from Hevea brasiliensis and evaluation of their in vitro cytotoxicity and genotoxicity. IET Nanobiotechnology, v. 13, n. 3, p. 307-315, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.