Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do sistema complemento no processo inflamatório causado pelo veneno da serpente Bothrops jararaca: análise em modelo ex-vivo de sangue humano total

Processo: 13/26198-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Denise Vilarinho Tambourgi
Beneficiário:Lygia Samartin Gonçalves Luchini
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bothrops jararaca   Inflamação   Imunoquímica

Resumo

O gênero Bothrops, família Viperidae, compreende serpentes que são responsáveis pela maioria dos acidentes nas Américas Central e do Sul, e por 80% dos envenenamentos no Brasil. O veneno das serpentes pertencentes a este gênero é composto por uma mistura complexa de moléculas, como lectinas, metaloproteinases, serinoproteinases, desintegrinas, fosfolipases e peptídeos. Os envenenamentos são caracterizados por efeitos locais proeminentes, incluindo edema, hemorragia e necrose, que podem levar a um dano permanente, e também gerar manifestações sistêmicas, como coagulação intravascular, choque, falência renal aguda e hemorragia sistêmica. Estudos recentes têm mostrado que venenos de serpentes do gênero Bothrops são capazes de ativar o sistema complemento, sugerindo que tal evento possa contribuir para os efeitos observados nos envenenamentos. Assim, considerando a importância do sistema complemento no processo inflamatório e o proeminente quadro inflamatório observado nos acidentes por Bothrops, este estudo tem como objetivo analisar o papel das diferentes vias de ativação e de fragmentos biologicamente ativos do sistema complemento no processo inflamatório induzido pelo veneno da Bothrops jararaca. Para tanto, será usado o modelo ex-vivo de sangue humano total, no qual células e mediadores plasmáticos estão presentes podendo interagir e, desta forma, permitindo uma melhor compreensão dos eventos inflamatórios sistêmicos induzidos pelos venenos de serpentes do gênero Bothrops.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES LUCHINI, LYGIA SAMARTIN; PIDDE, GISELLE; SQUAIELLA-BAPTISTAO, CARLA CRISTINA; TAMBOURGI, DENISE V. Complement System Inhibition Modulates the Pro-Inflammatory Effects of a Snake Venom Metalloproteinase. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 10, MAY 22 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCHINI, Lygia Samartin Gonçalves. Papel do sistema complemento no processo inflamatório causado por uma metaloproteinase de classe PI, do veneno da serpente Bothrops pirajai: análise em modelo ex vivo de sangue total humano.. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.