Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de marcadores de competência envolvidos no ciclo celular de oócitos caninos pela análise protêomica

Processo: 13/21667-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Maria Denise Lopes
Beneficiário:Leda Maria Costa Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/17412-5 - Influência do EGF na viabilidade e ativação de folículos primordiais no tecido ovariano de cadelas pré púberes e adultas, BE.EP.DR
Assunto(s):Maturação in vitro   Cadelas   Proteômica   Ciclo celular

Resumo

Nos mamíferos, os oócitos ao serem removidos do ambiente folicular, deixam de ter o sinal que mantém o bloqueio meiótico e reiniciam a meiose. Nas cadelas, embora o oócito possa retomar espontaneamente a meiose in vitro, as taxas de maturação são muito baixas e a porcentagem de oócitos que permanecem em VG é alta. Vários estudos têm buscado a compreensão da regulação do ciclo celular em oócitos de mamíferos, especialmente a regulação de uma série de proteínas fosfatases e quinases que controlam a meiose, para elucidar o que mantém a meiose bloqueada. Desta forma, este projeto tem como objetivo consolidar e ampliar o estudo experimental e aplicado, com ênfase no controle do ciclo celular de oócitos caninos e sua associação com a competência oocitária nesta espécie animal, por meio de técnicas moleculares refinadas que identifiquem a expressão de seus biomarcadores alvo. Os ovários serão coletados de cadelas consideradas hígidas ao exame clínico e submetidas à ováriosalpingohisterectomia (OSH) eletiva. Os oócitos serão selecionados para a maturação in vitro (MIV) e avaliados nos tempos 0h, 24h, 48h e 72h. A técnica da proteômica será utilizada para identificar e quantificar a expressão das proteínas envolvidas no controle do ciclo celular e a técnica da Imunofluorescência para avaliar a localização destas proteínas durante os diferentes estágios da MIV.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, LEDA MARIA C.; BERSANO, PAULO RICARDO O.; ROCHA, DANILO D.; LOPES, MARIA DENISE. Effect of EGF on expression and localization of maturation-promoting factor, mitogen-activated protein kinase, p34(cdc2) and cyclin B during different culture periods on in vitro maturation of canine oocytes. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 54, n. 2, p. 325-341, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.
COSTA PEREIRA, LEDA MARIA; THONGKITTIDILOK, CHOMMANART; LOPES, MARIA DENISE; SONGSASEN, NUCHARIN. Effect of anti-apoptotic drug Z-VAD-FMK on in vitro viability of dog follicles. Theriogenology, v. 122, p. 124-129, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.