Bolsa 13/26052-7 - Streptococcus pneumoniae - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da inflamação na infecção respiratória por Streptococcus pneumoniae em camundongos

Processo: 13/26052-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Leonor Sarno de Oliveira
Beneficiário:Rubia Isler Mancuso
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Streptococcus pneumoniae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Streptococcus pneumoniae | microbiologia

Resumo

Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é responsável por doenças que causam a morte de cerca de 1 milhão de crianças menores de 5 anos, a cada ano, no mundo todo. Comumente, a bactéria coloniza o trato respiratório superior de indivíduos saudáveis estabelecendo uma relação comensal com o hospedeiro. A transmissão entre indivíduos ocorre a partir deste sítio. Ocasionalmente, o pneumococo pode invadir sítios normalmente estéreis causando doenças como pneumonia, septicemia, meningite, otite média e sinusite. A colonização precede as doenças invasivas, que ocorrem geralmente em situações de baixa imunidade. Além disso, o pneumococo expressa diferentes fatores de virulência, que atuam promovendo a adesão da bactéria a células do hospedeiro ou a evasão do sistema imune. Alguns modelos animais servem para o estudo dos mecanismos de patogenicidade do pneumococo, interação patógeno-hospedeiro ou, ainda, para o estudo de novas vacinas. Em nosso laboratório, foram estabelecidos modelos de colonização nasal e de infecção respiratória invasiva em camundongos, com diferentes linhagens de pneumococo, que servem a estes propósitos. Dados da literatura e do nosso grupo sugerem que a inflamação tecidual pode ter um papel importante na progressão da infecção por pneumococo em modelos animais. Enquanto uma resposta inflamatória controlada parece ser definitiva para o controle da bactéria, a inflamação exacerbada parece, muitas vezes, contribuir para o agravamento. No presente projeto, propomos estudar os efeitos da resposta inflamatória aguda nos modelos de infecção respiratória por Streptococcus pneumoniae em camundongos. Para tanto, os modelos serão avaliados em camundongos das linhagens AIRmax e AIRmin, selecionados geneticamente para resposta inflamatória aguda exacerbada e baixa, respectivamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANCUSO, RUBIA I.; MIYAJI, ELIANE N.; SILVA, CRISTIANE C. F.; PORTARO, FERNANDA V.; SOARES-SCHANOSKI, ALESSANDRA; RIBEIRO, ORLANDO G.; OLIVEIRA, MARIA LEONOR S.. Impaired expression of CXCL5 and matrix metalloproteinases in the lungs of mice with high susceptibility to Streptococcus pneumoniae infection. IMMUNITY INFLAMMATION AND DISEASE, v. 6, n. 1, p. 128-142, . (14/11087-2, 13/26052-7, 15/15364-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANCUSO, Rubia Isler. Avaliação dos efeitos da inflamação na infecção respiratória por Streptococcus pneumoniae em camundongos.. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.