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O treinamento auditivo em trocas ortográficas pelo traço de sonoridade.

Processo: 13/25973-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Mayra Monteiro Pires
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Treinamento auditivo

Resumo

Estudos têm tentado explicar como as vias auditivas centrais processam a informação. Uma característica importante do sistema auditivo nervoso central é a capacidade de modificar as suas estruturas diante da estimulação proporcionada pelo treinamento auditivo. Para realizar essa intervenção, o software americano Fast Forword no módulo Language, que visa estimular não somente as habilidades auditivas, mas também a atenção, memória e linguagem de forma simultânea foi a base para a criação do Sistema de Auxílio à Reabilitação de Deficientes Auditivos (SARDA). O Fast Forword também disponibiliza o módulo Literacy destinado a crianças do ensino fundamental. O objetivo do presente estudo é investigar de forma exploratória se o sistema nervoso auditivo central, com base no treinamento auditivo, executa as suas funções de forma isolada ou se interage com outros sistemas cognitivos como atenção, memória e habilidades linguísticas. Para tal investigação será realizada a avaliação e reavaliação pós treinamento auditivo em três grupos que serão submetidos a diferentes métodos de intervenção em relação ao treinamento auditivo. Como instrumentos de pesquisa para avaliação e reavaliação serão utilizados cinco testes comportamentais que avaliam o processamento auditivo (central) e os potencias eletrofisiológicos PEATE (Potencias Evocados Auditivos de Tronco Encefálico) e P300. Como método de intervenção será realizado o treinamento auditivo com estimulação apenas das habilidades auditivas, uso do SARDA e atividades que serão construídas com base no Fast ForWord Literancy. Após a reavaliação será aplicada a análise estatística entre o desempenho dos grupos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIRES, Mayra Monteiro. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

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