Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos ligantes de Receptor Ativado por Proliferadores de Peroxissoma por meio de uma abordagem de Descoberta de Fármacos baseada em fragmento

Processo: 13/26485-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 13 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Flavio da Silva Emery
Beneficiário:Paulo Eliandro da Silva Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/24817-4 - Desenvolvimento de funcionalizações seletivas em novos heterociclos, BE.EP.DR
Assunto(s):Química médica   Compostos heterocíclicos

Resumo

A descoberta de fármacos baseada em fragmento (FBDD) é foi uma estratégia que surgiu como forma complementar e contrastante para a descoberta de fármacos nos últimos anos. Essa abordagem envolve a construção de fragmentos, pequenas moléculas com baixo peso molecular, que sejam potentes ligantes para o alvo. Atualmente, uma classe de receptores vem despertando o interesse de indústrias farmacêuticas por estarem diretamente relacionados a regulação do metabolismo de lipídeos, essas são conhecidas como Receptores Ativados por Proliferadores de Peroxissoma (PPARs). Então, considerando os PPARs promissores alvos para o processo de descoberta de fármacos, o presente trabalho propõe a elaboração de uma biblioteca de compostos através de uma estratégia emergente de descoberta de fármacos baseada em fragmento (FBDD). Esta biblioteca será obtida com base em duas abordagens de FBDD, fusão e crescimento de fragmentos. Através da fusão de fragmento serão obtidos compostos a partir da substituição da porção biciclica dos compostos com conhecida atividade agonista de PPAR´ pelos fragmentos A, naftiridinonol, e B, pirazolopiridinol. A outra abordagem visa alterações nos fragmentos buscando explorar novas interações entre os receptores da família PPAR (±,³ ´) e os fragmentos. Concomitantemente ao processo de síntese, esta biblioteca será alvo de triagens virtuais - Docking - assim como de ensaios bioquímicos - FRET - a fim de avaliar a eficiência de ligação dos fragmentos obtidos para proporcionar informações suficientes para dar continuidade ao ciclo de elaboração estrutural de fragmentos, assim como maior compreensão dos receptores PPAR.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA JUNIOR, P. E.; REZENDE, L. C. D.; GIMENES, JULIA POSSAMAI; MALTAROLLO, VINICIUS GONCALVES; DALE, JAMES; TROSSINI, G. H. G.; EMERY, F. S.; GANESAN, A. Synthesis of two `heteroaromatic rings of the future' for applications in medicinal chemistry. RSC ADVANCES, v. 6, n. 27, p. 22777-22780, 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.