Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial alelopático de Bidens sulphurea

Processo: 13/27140-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Pedro Luis da Costa Aguiar Alves
Beneficiário:Bruna Pires da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Alelopatia   Aleloquímicos

Resumo

Bidens sulphurea (Cav.) Sch. Bip é uma espécie que foi introduzida no Brasil como ornamental e hoje se comporta como uma planta daninha, apresentando elevado poder invasivo de culturas de interesse agrícola devido, provavelmente, ao seu potencial alelopático, suprimindo inclusive o crescimento de outras plantas daninhas. Essa característica da planta a torna uma potencial candidata para obtenção de herbicidas naturais, os aleloquímicos, que uma vez isolados e caracterizados poderão ser utilizados diretamente como tal ou então para a semi-síntese de novos compostos. Em vista disso, o presente estudo objetiva avaliar e caracterizar o potencial alelopático da espécie B. sulphurea e, também, extrair, fracionar e isolar o fitoquímico promotor do efeito alelopático. Será caracterizado o potencial alelopático de B. sulphurea pelo método de liberação por decomposição e por exsudação radicular (planta "in vivo"). Os extratos serão feitos com água e solventes orgânicos, separadamente, e serão aplicados em diferentes concentrações em plantas-teste (alface, tomate, rabanete, alpiste, cebola e trigo) e em plantas-alvo (capim-braquiária e capim-colonião), conduzidas em câmara de germinação, para verificação do potencial alelopático. Os extratos mais ativos serão fracionados conforme técnicas apropriadas de cromatografia e as frações obtidas serão testadas por meio dos mesmos bioensaios. As frações bioativas serão analisadas para identificação das substâncias presentes através de HPLC-UV-MS e ressonância magnética nuclear. Será realizado teste de comparação de médias e análise de regressão com os dados obtidos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, BRUNA P.; NEPOMUCENO, MARILUCE P.; VARELA, ROSA M.; TORRES, ASCENSION; MOLINILLO, JOSE M. G.; ALVES, PEDRO L. C. A.; MACIAS, FRANCISCO A. Phytotoxicity Study on Bidens sulphurea Sch Bip. as a Preliminary Approach for Weed Control. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 65, n. 25, p. 5161-5172, JUN 28 2017. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Bruna Pires da. Potencial alelopático de Cosmos sulphureus Cav.. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.