Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito microbiológico, mecânico e N‚O processo dè desmineralização dò esmalte dè cimentos dè ionômero de vidro contendo fosfato inorgânico e clorexidina

Processo: 14/03174-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Cristiane Duque
Beneficiário:Dinah Fressato Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Clorexidina   Citotoxicidade   Cimentos de ionômeros de vidro   Fosfatos

Resumo

Com o avanço da Odontologia, novas técnicas de remoção mínima de tecido cariado têm sido desenvolvidas. Entretanto, o resíduo cariogênico poderia contribuir para a formação de fendas e para a sobrevivência de microrganismos na interface dente-restauração, auxiliando na progressão do processo carioso ou no desenvolvimento de lesões de cárie secundária. Assim, os objetivos deste estudo serão avaliar a influência da incorporação de nanopartículas de trimetrafosfato de sódio (TMP) e clorexidina (CHX) nas propriedades microbiológicas, mecânicas e na capacidade de redução da desmineralização de cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) indicado para restauração. Este estudo será dividido em três etapas. Para a primeira etapa, serão avaliadas as propriedades antimicrobianas dos cimentos contendo ou não TMP (7 e 14%) e CHX (1,25 e 2,5%) por meio do teste de difusão em ágar e ensaios de biofilme. Na segunda etapa, serão realizados os testes mecânicos de compressão, tração diametral e dureza dos cimentos avaliados. Na terceira etapa do estudo, blocos de esmalte (4x3x3mm) serão preparados a partir de incisivos bovinos e selecionados pelo teste de dureza inicial. Os corpos-de-prova dos cimentos contendo ou não TMP e CHX serão adaptados aos blocos de esmalte recém-preparados e submetidos às ciclagens de pH. A seguir, será analisada a dureza de superfície e em secção longitudinal e a concentração de F no esmalte para verificar a capacidade do material prevenir a desmineralização. Será também determinada a liberação de F e TMP e a dureza dos materiais. Testes paramétricos e não paramétricos serão realizados, após a verificação da homocedasticidade dos dados (p < 0,05).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES DA SILVA, MARJULLY EDUARDO; DANELON, MARCELLE; SANTOS SOUZA, JOSE ANTONIO; SILVA, DINAH FRESSATO; PEREIRA, JESSE AUGUSTO; PEDRINI, DENISE; DE CAMARGO, EMERSON RODRIGUES; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS; DUQUE, CRISTIANE. Incorporation of chlorhexidine and nano-sized sodium trimetaphosphate into a glass-ionomer cement: Effect on mechanical and microbiological properties and inhibition of enamel demineralization. Journal of Dentistry, v. 84, p. 81-88, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.