Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise filogeográfica em populações de Protonectarina sylveirae (Saussure, 1854) (Hymenoptera: Vespidae: Polistinae)

Processo: 12/13886-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Noll
Beneficiário:Marjorie da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Filogeografia   Biogeografia   Região neotropical   Epiponini
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epiponini | Filogeografia | Neotropical | Protonectarina | Filogeografia

Resumo

Como disciplina que investiga os princípios e processos que determinam a distribuição geográfica de linhagens genealógicas, a filogeografia lida com as relações filogenéticas e os componentes históricos responsáveis pela distribuição de linhagens, criando uma ponte entre processos micro e macro-evolutivos. Protonectarina sylveirae (Saussure) é uma espécie com ampla distribuição (leste e centro-oeste do Brasil, alcançando também Argentina e Paraguai) pertencente à tribo Epiponini, uma tribo de vespas eussociais restritas e bastante comuns na região Neotropical. Uma vez que barreiras biogeográficas podem dificultar ou interromper o fluxo gênico entre as populações, pretende-se investigar a divergência entre as diferentes linhagens de P. sylveirae e a influência dos eventos geológicos que levaram a esta. As análises filogeográficas serão realizadas a partir de dados moleculares (3 genes mitocondriais e 1 nuclear) e morfológicos (8 medidas da morfologia externa do adulto). Os espécimes para as análises serão coletados ativamente com o auxílio de rede entomológica diretamente em flores e na vegetação com uso de solução atrativa, em áreas representativas da distribuição da espécie, escolhidas com base na literatura. Para a análise morfológica também serão utilizados espécimes depositados em coleções. Espera-se que haja maior divergência entre as populações separadas por barreiras mais antigas e/ou difíceis de serem superadas e que, por consequência, representam barreiras ao fluxo gênico, como entre linhagens de regiões de floresta e aquelas de áreas abertas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, MARJORIE; NOLL, FERNANDO BARBOSA; MORALES-CORREA E CASTRO, ADRIANA C.. Phylogeographic analysis reveals high genetic structure with uniform phenotypes in the paper wasp Protonectarina sylveirae (Hymenoptera: Vespidae). PLoS One, v. 13, n. 3, . (12/13886-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Marjorie da. Análise filogeográfica em populações de Protonectarina sylveirae (Saussure, 1854) (Hymenoptera, Vespidae, Polistinae). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.