Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos sobre a utilização do pentacloreto de nióbio, como ácido de Lewis, em reações de acilação de Friedel-Crafts, visando à síntese de compostos com potencial aplicação como corantes sensibilizadores em dispositivos eletrônicos orgânicos

Processo: 14/01337-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Luiz Carlos da Silva Filho
Beneficiário:Bruno Henrique Sacoman Torquato da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Pentacloreto de nióbio   Células solares   Síntese orgânica

Resumo

A constante busca por fontes alternativas de energia tem despertado o interesse de diversos grupos de pesquisa pelo mundo. Dentre as diversas fontes de energia renováveis, a energia solar vem ganhando destaque devido a sua enorme capacidade de expansão, o que a torna uma promissora fonte de energia renovável e sustentável. Com base nesta ideia, o desenvolvimento de células solares sensibilizadas por corantes orgânicos tem recebido grande destaque no meio cientifico, por se tratarem de dispositivos que apresentam um baixo custo para a sua confecção e uma boa eficiência de conversão da energia solar em energia elétrica. Devido a isto, a química orgânica sintética surge como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das células solares sensibilizadas por corantes, possibilitando a síntese de novos tipos de corantes e também possibilitando através de modificações estruturais em corantes orgânicos já utilizados, uma maior conversão de energia solar em energia elétrica.Portanto, neste projeto propomos realizar um estudo sobre a utilização do pentacloreto de Nióbio, como ácido de Lewis, em reações de acilação de Friedel-Crafts, visando à síntese de derivados de antraquinonas e de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos para utilização como corantes sensibilizadores com potencial para aplicação em dispositivos eletrônicos orgânicos, por exemplo: dispositivos fotoeletroquímicos de Grätzel. Depois da preparação dos derivados de interesse, estes serão submetidos a análises de caracterização estrutural, fotoquímica e fotofísica, para que possamos viabilizar sua aplicação como corantes sensibilizadores de dispositivos eletrônicos orgânicos. Pretende-se também verificar qual é o efeito dos grupos substituintes, sejam eles doadores ou retiradores de elétrons, na proporção e rendimento dos produtos formados, nos tempos reacionais e no espectro de absorção na região do UV-Vis. Também verificaremos a influência de diferentes proporções do NbCl5 (10, 25 e 50 mol%) nessas reações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALARCON, RAFAEL TURRA; GAGLIERI, CAROLINE; SACOMAN TORQUATO DA SILVA, BRUNO HENRIQUE; DA SILVA FILHO, LUIZ CARLOS; BANNACH, GILBERT. New fluorescein dye derivatives and their use as an efficient photoiniator using blue light LED. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A-CHEMISTRY, v. 343, p. 112-118, JUN 15 2017. Citações Web of Science: 6.
SACOMAN TORQUATO DA SILVA, BRUNO HENRIQUE; BREGADIOLLI, BRUNA ANDRESSA; DE OLIVEIRA GRAEFF, CARLOS FREDERICO; DA SILVA-FILHO, LUIZ CARLOS. NbCl5-Promoted Synthesis of Fluorescein Dye Derivatives: Spectroscopic and Spectrometric Characterization and Their Application in Dye-Sensitized Solar Cells. CHEMPLUSCHEM, v. 82, n. 2, p. 261-269, FEB 2017. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Bruno Henrique Sacoman Torquato da. Estudos sobre a utilização do pentacloreto de Nióbio, como ácido de Lewis, em reações de acilação de Friedel-Crafts, visando à síntese de compostos com potencial aplicação como corantes sensibilizadores. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências (FC).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.