Busca avançada
Ano de início
Entree

Rol da glutamina sintetase na biologia do Trypanosoma cruzi, e perspectivas como um possível alvo terapêutico

Processo: 13/09851-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Ariel Mariano Silber
Beneficiário:Flávia Silva Damasceno
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/09039-2 - Papel da L-glutamina na proteção da morte celular programada em Trypanosoma cruzi e Trypanosoma brucei, BE.EP.DR
Assunto(s):Glutamina   Alvo terapêutico   Tripanossomíase   Trypanosoma cruzi

Resumo

A doença de Chagas, também conhecida como tripanosomíase americana, é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi e afeta aproximadamente 10 milhões de pessoas em áreas endêmicas do México, América Central e do Sul. O T. cruzi é capaz de utilizar carboidratos e aminoácidos como fonte de energia e carbono. O metabolismo de aminoácidos ocorre com produção de uma grande quantidade de NH4+. Dado que estes parasitas não possuem o ciclo da ureia funcional, essa amônia pode ser excretada para o meio extracelular, ou pode ser transferida ao ±-cetoglutarato formando glutamato, que funciona como doador de NH3 a piruvato, formando alanina, um dos maiores subprodutos do metabolismo de aminoácidos de T. cruzi. A síntese de glutamina tem como substratos amônia e glutamato e é catalisada pela enzima glutamina sintetase, que pode estar envolvida também na detoxificação de amônia no parasita. Já foi descrita a importância da glutamina na administração da utilização de nitrogênio, na participação no metabolismo energético e na detoxificação de amônio em células de vários organismos. Entretanto a interconversão glutamato-glutamina e sua importância na biologia do T. cruzi ainda não foram estudadas. Em geral essa conversão química acontece em duas etapas: 1. Fosforilação do glutamato gerando ³-glutamil fosfato; 2. Aminação de ³-glutamil fosfato gerando glutamina. Esses dois passos são dependentes da presença da glutamina sintetase. Portanto, propõe-se como objetivo deste projeto avaliar a importância da L-glutamina e da glutamina sintetase na biologia do T. cruzi, ao longo do ciclo de vida do parasita e as perspectivas dessa enzima como um novo alvo terapêutico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DAMASCENO, Flávia Silva. Papel da glutamina na biologia do Trypanosoma cruzi e Trypanosoma brucei.. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.