Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de polinizadores e efetividade da polinização do café em paisagens com diferentes coberturas florestais

Processo: 13/17161-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Fernanda Teixeira Saturni
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/15200-8 - A estrutura da paisagem influencia abelhas nativas e a polinização do café nos trópicos?, BE.EP.MS
Assunto(s):Serviços ambientais   Polinização   Ecologia da paisagem

Resumo

Diversos estudos estão sendo conduzidos a fim de relacionar provisão de serviços ecossistêmicos e biodiversidade. A polinização é um importante serviço ecossistêmico provido por visitantes florais, principalmente abelhas, a diversas culturas agrícolas do mundo, incluindo o café. Apesar de alguns estudos já terem demonstrado que a presença de abelhas nas plantações de café resulta em acréscimo da produção de grãos, ainda são necessários estudos que entendam os mecanismos que controlam a efetividade da polinização numa escala espacial mais ampla. Com o intuito de cobrir essa lacuna, o presente estudo visa avaliar a relação entre a estrutura da paisagem, em particular a sua cobertura florestal, e a polinização do café. Para tal, será estimada a diversidade de polinizadores e avaliada a efetividade da polinização dentro de plantações de café inseridas em paisagens com diferentes quantidades de cobertura florestal. Essa relação também será avaliada em pontos dos cafezais a diferentes distâncias de fragmentos florestais. A efetividade da polinização será medida através de experimento de exclusão de polinizadores e quantificada pela quantidade e peso dos frutos de café produzidos. Esperamos encontrar maior diversidade de visitantes florais e maior efetividade da polinização em paisagens com maior cobertura florestal e em pés de café mais próximos a fragmentos florestais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SATURNI, FERNANDA TEIXEIRA; JAFFE, RODOLFO; METZGER, JEAN PAUL. Landscape structure influences bee community and coffee pollination at different spatial scales. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT, v. 235, p. 1-12, NOV 1 2016. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Efeito da estrutura da paisagem sobre a diversidade de polinizadores e a efetividade da polinização do café. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.