Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e reprodução social camponesa em terras do agronegócio: estudos sobre o interior do estado de São Paulo

Processo: 13/25818-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Políticas Públicas
Pesquisador responsável:Joelson Gonçalves de Carvalho
Beneficiário:Amanda dos Santos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura   Reforma agrária   Desenvolvimento econômico   Questão agrária   Relatos de casos   Ribeirão Preto (SP)

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a questão agrária paulista a partir de um estudo de caso localizado no município de Ribeirão Preto, denominado Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Barra. Interessa-nos saber as estratégias de produção agropecuária e reprodução social neste assentamento. Neste sentido, o que se aborda, neste trabalho, é um dos elementos centrais desigualdade nacional, a saber: a elevada concentração da estrutura fundiária e seus rebatimentos socioeconômicos. O objetivo final é o de qualificar a questão agrária na região de Ribeirão Preto, onde o agronegócio está historicamente consolidado, a partir da investigação do PDS da Barra, demonstrando que além de não estar superada, a reforma agrária ainda pode ser uma política pública válida para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e enfrentamento da pobreza.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)