Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da acidificação oceânica sobre os processos osmorregulatórios do camarão sete barbas Xiphopenaeus kroyeri (Decapoda, Penaeidae)

Processo: 13/26815-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Alessandra da Silva Augusto
Beneficiário:Andressa Cristina Ramaglia da Mota
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Decapoda   Osmorregulação

Resumo

A elevação da concentração do CO2 atmosférico tem causado a acidificação das águas oceânicas. Modelos sugerem um cenário futuro em que o pH da superfície da água pode ser reduzido em até 0,4 unidade antes de 2100 e 0,7 unidade até 2250. Embora os processos evolutivos tenham nos mostrado numerosos exemplos de adaptação à sobrevivência em uma multiplicidade de habitats, é consensual o impacto negativo das mudanças climáticas sobre os organismos vulneráveis à acidificação dos oceanos. Estudos têm mostrado que a acidificação pode afetar os mecanismos fisiológicos relacionados ao equilíbrio ácido base, osmorregulação balanço energético, quimiorrecepção, excreção, taxa de ingestão e outros. Nesse contexto, o presente projeto pretende avaliar o efeito da acidificação oceânica sobre a fisiologia da osmorregulação do camarão marinho Xiphopenaeus kroyeri (Decapoda, Penaeidae), uma espécie amplamente distribuída no território brasileiro e que possui padrão migratório ao longo do ano que ocorre provavelmente em função da variação da salinidade. Os mecanismos osmorregulatórios de X. kroyeri serão investigados em animais mantidos durante três dias em condições de normocapnia (pH: 8,0) ou hipercapnia (pH: 7,3) nas salinidades de 20, 25, 30, 35 e 40. Serão avaliados o metabolismo (por meio do consumo de oxigênio), excreção de amônia, osmolalidade da hemolinfa e grau de hidratação dos tecidos. O estudo de aspectos da fisiologia de X. kroyeri será importante para a compreensão do efeito da acidificação oceânica sobre a biodiversidade marinha e poderá fornecer informações úteis à pesca por tratar-se de um dos principais recursos pesqueiros do litoral paulista.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMAGLIA, ANDRESSA CRISTINA; DE CASTRO, LEANDRO MANTOVANI; AUGUSTO, ALESSANDRA. Effects of ocean acidification and salinity variations on the physiology of osmoregulating and osmoconforming crustaceans. JOURNAL OF COMPARATIVE PHYSIOLOGY B-BIOCHEMICAL SYSTEMIC AND ENVIRONMENTAL, v. 188, n. 5, p. 729-738, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.