Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de um pré-bochecho com cálcio na eficácia anticárie de solução fluoretada: estudo in situ

Processo: 14/00799-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Livia Maria Andaló Tenuta
Beneficiário:João Gabriel Silva Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia   Placa bacteriana   Cárie dentária   Cálcio   Fluoreto de cálcio   Flúor

Resumo

Tem sido demonstrado que um bochecho com solução contendo cálcio, previamente ao uso de solução fluoretada, aumenta significativamente a concentração de fluoreto na saliva e no biofilme dental remanescente após a higiene. Entretanto, o efeito anticárie dessa combinação ainda não foi confirmado experimentalmente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é verificar o potencial de inibição de desmineralização e ativação de remineralização do esmalte de um pré-bochecho com cálcio, seguido de um bochecho fluoretado, utilizando um modelo de estudo que apresente dose-resposta ao fluoreto. Trata-se de estudo in situ, duplo cego e cruzado. O estudo será conduzido em 4 fases de 14 dias, durante as quais 18 voluntários utilizarão dispositivos intra-orais palatinos contendo blocos de esmalte bovino, sendo 4 higidos e 4 com lesões de cárie artificial. Sacarose a 20% será gotejada sobre os blocos 8 (hígidos) e 3 (cariados) vezes ao dia. Os tratamentos em estudo serão: realização de bochechos placebo (para cálcio e flúor); pré-bochecho placebo seguido de bochecho com solução fluoretada a 250 ppm F; pré-bochecho placebo seguido de bochecho com solução fluoretada a 1000 ppm F; e grupo experimental, com pré-bochecho de Ca a 150 mM, seguido do bochecho com solução de 250 ppm F. Após 14 dias de uso do dispositivo, o biofilme formado e os blocos de esmalte serão coletados para análise da concentração de fluoreto e íons minerais (cálcio) no fluido e porção sólida do biofilme, da concentração de fluoreto de cálcio no esmalte e de sua perda mineral. Os grupos serão comparados estatisticamente com testes apropriados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, JOAO GABRIEL S.; ANDALO TENUTA, LIVIA MARIA; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA; NOBREGA, DIEGO FIGUEIREDO; BUDIN, RENAN R.; DE QUEIROZ, MATEUS X.; VOGEL, GERALD L.; CURY, JAIME A. Calcium Prerinse before Fluoride Rinse Reduces Enamel Demineralization: An in situ Caries Study. Caries Research, v. 50, n. 4, p. 372-377, 2016. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.