Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades optoeletrônicas de diodos orgânicos emissores de luz contendo barreiras e poços quânticos de biomoléculas

Processo: 13/27047-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Francisco Eduardo Gontijo Guimaraes
Beneficiário:Gustavo Targino Valente
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Óptica eletrônica

Resumo

Diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs) apresentam-se como uma alternativa inovadora no cenário energético. No entanto, a eficiência e tempo de vida dos mesmos ainda se encontram aquém dos parâmetros desejáveis. Nesse contexto, o presente projeto propõe um novo conceito de OLED híbrido que baseia-se em heteroestruturas com modulação energética em forma de poço ou barreira formada por biomoléculas (camada ativa) e polímeros semicondutores (camada transportadora de carga). Com isso, o intuito é obter a mesma característica de LEDs inorgânicos eficiente, ou seja, a condição de recombinação máxima dos portadores de carga. Nessas heteroestruturas é possível promover o confinamento dos portadores de carga em uma camada ativa fina de modo a i) aumentar a probabilidade de interação do par elétron-buraco, ii) reduzir a migração do éxciton, o que aumenta a eficiência de emissão, iii) controlar o posicionamento da camada de confinamento próxima da região da cavidade óptica e distante dos eletrodos de forma a minimizar a possibilidade de dissociação de éxcitons pelos altos campos próximos dos eletrodos, possibilitando uma maior eficiência na emissão. Além disso, a proposta de integração de material polimérico transportador de carga com propriedades emissivas de biomoléculas é inovadora uma vez que ainda não existem diodos emissores de luz híbridos formados por estes materiais. Este projeto será amparado pela infraestrutura instalada no Grupo de Polímeros Bernhard Gross do IFSC/USP e parcerias estabelecidas no âmbito do Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPADA, EDNA R.; VALENTE, GUSTAVO T.; PEREIRA-DA-SILVA, MARCELO A.; SARTORELLI, MARIA L.; GUIMARAES, FRANCISCO E. G.; FARIA, ROBERTO M. Copper spherical cavity arrays: Fluorescence enhancement in PFO films. Applied Surface Science, v. 392, p. 1181-1186, JAN 15 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALENTE, Gustavo Targino. Dinâmica de éxcitons e transporte de cargas em heteroestruturas orgânicas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.