Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de impactos da inclusão de efeitos de aerossóis na previsão numérica de tempo sobre a América do Sul.

Processo: 14/01563-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 05 de agosto de 2014
Vigência (Término): 04 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Saulo Ribeiro de Freitas
Beneficiário:Saulo Ribeiro de Freitas
Pesquisador Anfitrião: Georg Grell
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Local de pesquisa: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), Estados Unidos  
Assunto(s):Queimada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerossóis e efeitos na atmosfera | Parametrização de cumulus | Previsão de numérica de tempo | Queimadas | Previsão numérica de tempo

Resumo

Aerossóis atuam em diversos processos físicos da atmosfera influenciando a evolução do seu estado em diversas escalas. Durante a estação seca da América do Sul, queimadas ocorrem numa escala continental, produzem grande quantidade de fumaça e, assim, alteram profundamente a composição química da atmosfera de extensas áreas deste continente. Diversos modelos acoplados de química atmosférica incorporam efeitos de aerossóis em diferentes níveis de complexidade de sua representação numérica. É proposto estudos de avaliação do nível de complexidade da descrição dos efeitos de aerossóis em modelos de previsão numérica de tempo (PNT) que trazem benefícios em termos de ganho de desempenho e ao mesmo seja viável sob o ponto de vista de custo computacional, principalmente para uso em centros operacionais de previsão de tempo. O estudo será feito como base nos modelos regionais CCATT-BRAMS, usado operacionalmente no CPTEC/INPE para previsão de tempo e de qualidade do ar, e o modelo WRF-Chem. Diversos níveis de complexidade em termos da distribuição dos aerossóis (climatologia versus prognosticado) e do definição do campo de núcleos de condensação de nuvens serão testados. A avaliação será feita com base em dados observados através da rede de superfície e de ar superior e dados obtidos por sensoriamento remoto. Existe um potencial de significativo impacto positivo do desempenho dos modelos na PNT, sobretudo em regiões atingidas por elevados níveis de poluição das queimadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FOWLER, LAURA D.; SKAMAROCK, WILLIAM C.; GRELL, GEORG A.; FREITAS, SAULO R.; DUDA, MICHAEL G.. Analyzing the Grell-Freitas Convection Scheme from Hydrostatic to Nonhydrostatic Scales within a Global Model. MONTHLY WEATHER REVIEW, v. 144, n. 6, p. 2285-2306, . (14/01563-1)
FREITAS, SAULO R.; PANETTA, JAIRO; LONGO, KARLA M.; RODRIGUES, LUIZ F.; MOREIRA, DEMERVAL S.; ROSARIO, NILTON E.; SILVA DIAS, PEDRO L.; SILVA DIAS, MARIA A. F.; SOUZA, ENIO P.; FREITAS, EDMILSON D.; et al. The Brazilian developments on the Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS 5.2): an integrated environmental model tuned for tropical areas. Geoscientific Model Development, v. 10, n. 1, p. 189-222, . (15/10206-0, 14/01563-1, 14/01564-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.