Busca avançada
Ano de início
Entree

Escalonamentos de workflows científicos em nuvens

Processo: 14/08607-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Edmundo Roberto Mauro Madeira
Beneficiário:Thiago Augusto Lopes Genez
Supervisor no Exterior: Rizos Sakellariou
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Manchester, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/02778-6 - Escalonamento dinâmico de múltiplos workflows para provedores de SaaS/PaaS considerando dois níveis de SLA, BP.DR
Assunto(s):Computação em nuvem   Fluxo de trabalho   Redes de computadores

Resumo

O paradigma de workflows tornou-se um padrão para representar problemas científicos complexos (problemas e-Science) e os seus fluxos de execução. Com o aumento das demandas de processamento dessas aplicações sobre um maciço conjuntos de dados, uma maior demanda computacional está sendo necessária para executá-las. A computação em nuvem está se tornando um ambiente de computação financeiramente sustentável para um proprietário de uma nuvem privada poder executar tais (ou parte das) aplicações workflows. A fim de atender as demandas dos aplicativos, escalonadores para esse ambiente de nuvem tem um papel fundamental de decidir quais tipos de recursos devem ser alugados de um provedor de nuvem pública para ser agrupados com os recursos privados disponíveis. Nesse meio tempo, várias aplicações podem ser submetidas ao mesmo tempo, e o escalonador deve produzir um escalonamento para cada aplicação de tal forma que satisfaz a demanda de qualidade de serviço (QoS). No entanto, informações imprecisas nos dados de entrada do escalonador podem levar a escalonamentos ilusórios, e como resultado, podem impactar negativamente no desempenho das aplicações. Neste documento, propomos um estudo detalhado de algoritmos de escalonamento projetados para lidar com workflows em nuvens. O objetivo desta pesquisa é o desenvolvimento de um algoritmo dinâmico e on-line para o escalonamento de múltiplos workflows sob condições de incertezas, onde a informação disponível e usada como entrada para o escalonador é incerta ou desconhecida, ou seja, não estacionária. Dinâmico porque a informação disponível dos recursos computacionais está sujeita a alterações a qualquer momento; enquanto online, devido aos workflows serem submetidos simultaneamente e o escalonador deve lidar com eles concorrentemente. Portanto, através dos algoritmos desenvolvidos nesta pesquisa, pretende-se alcançar escalonamentos qualificados que garantem o desempenho esperado das execuções concorrentes de aplicativos em nuvens, independentemente das informações incertas usadas como entrada para o escalonador. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GENEZ, THIAGO A. L.; BITTENCOURT, LUIZ F.; DA FONSECA, NELSON L. S.; MADEIRA, EDMUNDO R. M. Estimation of the Available Bandwidth in Inter-Cloud Links for Task Scheduling in Hybrid Clouds. IEEE TRANSACTIONS ON CLOUD COMPUTING, v. 7, n. 1, p. 62-74, JAN-MAR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.