Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação celular, eletrofisiológica e molecular do remodelamento atrial em ratos com insuficiência cardíaca induzida pela ablação por radiofrequência: impacto nos mecanismos da fibrilação atrial

Processo: 13/23725-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Guilherme Drummond Fenelon Costa
Beneficiário:Luís Felipe Neves dos Santos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia   Fibrilação atrial   Ablação por cateter   Remodelamento atrial   Modelos animais de doenças

Resumo

A fibrilação atrial (FA) é a arritmia sustentada mais comum na prática clínica e o acometimento simultâneo de FA e insuficiência cardíaca congestiva (ICC) esteve associado com piora no remodelamento estrutural atrial, potencializando a persistência da FA. Nosso grupo desenvolveu um método de indução de ICC em ratos pela técnica de ablação por radiofrequência. Este modelo resultou em evolução histopatológica, dilatação e disfunção ventriculares similares às reproduzidas pela técnica de oclusão coronariana, gerando um modelo homogêneo em tamanho de lesões, com baixa mortalidade imediata e alta reprodutibilidade. Hipotetizamos que nosso modelo induza sobrecarga de volume e remodelamento atrial de maneira homogênea e reprodutível, validando-o como novo modelo para estudo do remodelamento atrial e que o fármaco antifibrótico pirfenidona atenue o remodelamento e a inducibilidade de FA. Objetivos: avaliar com ineditismo o remodelamento estrutural atrial em ratos com ICC induzida por ablação de RF. Métodos: 85 ratos Wistar (machos, 280-300g) serão divididos nos grupos SHAM (1, 4 e 12 semanas), Controle (1, 4 e 12 semanas) e Tratado (1, 4 e 12 semanas). Após ablação por RF, serão submetidos ao ECHO (1, 4 e 12 semanas; n=85/85), estudo eletrofisiológico cardíaco invasivo (com bursts para induzir arritmias atriais (1, 4 e 12 semanas; n=75/85) e então sacrificados. Fragmentos dos átrios serão avaliados através de histologia (coloração Picrosirius para quantificação de colágeno n=75/85), cultura celular nos grupos Tratado e Controle - 12 semanas (verificará se o tratamento com Pirfenidona reduz a agregação, a diferenciação para miofibroblastos e produção de TGF-Beta1, n=10/85), proteômica (Western Blotting TGF-²1, Colágenos tipo I e III e de Conexina (Cxe Cx43-pSer368, n=75/85) e miRNA 21 (expressão envolvida na fibrose atrial, n=75/85). Caso consigamos validar o modelo de remodelamento atrial, o mesmo poderá ser utilizado em diversas linhas de pesquisa visando a atenuar a fibrose atrial, com inegável impacto clínico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, LUIS; ANTONIO, EDNEI L.; SERRA, ANDREY J.; YOSHIZAKI, AMANDA; SEIBT, LARISSA; SILVA, FLAVIO A.; COUTO, GISELE K.; ROSSONI, LUCIANA V.; TUCCI, PAULO; DE PAOLA, ANGELO A.; FENELON, GUILHERME. Atrial fibrillation promotion in a rat model of heart failure induced by left ventricle radiofrequency ablation. IJC HEART & VASCULATURE, v. 21, p. 22-28, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.