Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos funcionais do polimorfismo rs10905284 no gene GATA3 na resposta imune frente ao Mycobacterium leprae

Processo: 14/04143-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Vânia Nieto Brito de Souza
Beneficiário:Bruna Beatriz de Oliveira Gimenez
Instituição-sede: Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Hanseníase   Resposta imune   Polimorfismo genético   Linfócitos T   Mycobacterium leprae

Resumo

Devido ao elevado número de casos novos e à ocorrência de incapacidades, a hanseníase continua sendo um importante problema de saúde pública no Brasil. Para o desenvolvimento da doença é necessário um contato íntimo e prolongado com o pacientes bacilíferos. Além disso, a carga genética do indivíduo é muito importante para determinar desde a susceptibilidade ao Mycobacterium leprae até a evolução da doença que varia em função da resposta imunológica do hospedeiro. Nosso grupo de estudos avaliou genes candidatos na região 10p13 previamente associada à doença em estudos de ligação. Foi encontrada uma associação significativa do polimorfismo rs10905284 no gene GATA3 com a hanseníase, onde os carreadores do alelo A apresentaram proteção contra a doença. Este gene codifica o fator de transcrição GATA-3 que medeia a diferenciação de linfócitos T na subpopulação Th2 caracterizada pela produção de citocinas IL-4, IL-5, IL-10 e IL-13, estimulação da resposta imune humoral e inibição dos mecanismos microbicidas de macrófagos. Almejando aprofundar nossos estudos sobre o papel do polimorfismo rs10905284 na hanseníase, pretendemos investigar a expressão de GATA-3 em linfócitos, bem como a produção das citocinas IL-2, IL-4, IL-5, IL-10, TNF e IFN-³ em culturas de PBMCs estimuladas com antígeno bacilar em função do genótipo para este polimorfismo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDEIROS, PRISCILA; DA SILVA, WEBER LAURENTINO; DE OLIVEIRA GIMENEZ, BRUNA BEATRIZ; VALLEZI, KEREN BASTOS; MORAES, MILTON OZORIO; BRITO DE SOUZA, VANIA NIETO; PEREIRA LATINI, ANA CARLA. The GATA3 gene is involved in leprosy susceptibility in Brazilian patients. INFECTION GENETICS AND EVOLUTION, v. 39, p. 194-200, APR 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.