Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação do teste de repetição de sentenças: um estudo sobre os princípios de complexidade presentes na Libras

Processo: 14/03167-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Felipe Venâncio Barbosa
Beneficiário:Marco Antonio Teixeira Junior
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais   Análise linguística   Aquisição da linguagem   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Libras | proficiência | repetição de sentenças | teste de fluência | Língua brasileira de sinais (Libras)

Resumo

O presente projeto propõe um estudo dos princípios usados na formulação do teste de fluência ASL-SRT - American Sign Language - Sentence Reproduction Test - (HAUSER et al, 2008), bem como sua adaptação para aplicação em utentes nativos e não-nativos da Língua brasileira de sinais (Libras). O teste a ser adaptado requererá que os participantes assistam a pequenos videoclipes com sentenças sinalizadas por um usuário nativo da Libras e, em seguida, será pedido que os participantes repitam as sentenças literalmente e, com base em seus acertos e erros, serão definidos seus graus de fluência. O teste usa quarenta sentenças distribuídas de modo crescente, em grau de extensão e complexidade. A pesquisa será embasada por material teórico relevante para uma análise pormenorizada dos constituintes internos dos sinais da Libras, assim serão abordados os estudos de Leite (2008), Xavier (2006), Quadros e Karnopp (2004), Ferreira Brito (1995) e, numa perspectiva de aquisição de linguagem, Karnopp (1999). Além disso, serão realizadas entrevistas com indivíduos surdos, sendo posteriormente selecionado um participante para a gravação das sentenças que comporão a versão final do teste, tendo como pré-requisito para tal seleção, a proficiência em Libras e sua aquisição adequada. Tendo em vista o atual interesse acadêmico sobre o estudo das línguas de sinais, a fase final da presente pesquisa deverá apresentar uma versão do teste em questão, adaptado, permitindo o uso de mais uma importante ferramenta na construção do conhecimento sobre a Libras, contribuindo assim, no desenvolvimento de trabalhos e reflexões futuras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)