Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da dieta hiperlipídica materna no destino dos neurônios no núcleo arqueado durante o desenvolvimento

Processo: 14/06980-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia
Pesquisador responsável:Luciano Freitas Felicio
Beneficiário:Marianne Orlandini Klein
Supervisor no Exterior: Alfonso Abizaid
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Carleton University, Canadá  
Vinculado à bolsa:12/07378-6 - Dieta hiperlipídica materna: influências sobre o comportamento maternal e o desenvolvimento da prole, BP.DR
Assunto(s):Desenvolvimento fetal   Núcleo arqueado do hipotálamo   Dieta hiperlipídica   Nutrição da mãe   Modelos animais

Resumo

A programação fetal durante o desenvolvimento é influenciada pela nutrição perinatal e isto causa efeitos de longa duração no metabolismo dos descendentes quando adultos. Particularmente, a dieta hiperlipídica materna tem sido associada com um elevado risco dos filhotes desenvolverem obesidade e síndromes metabólicas. Estes efeitos podem ser devido à ação da dieta hiperlipídica no desenvolvimento de sistemas que regulam a ingestão alimentar e o balance energético no hipotálamo. O núcleo arqueado do hipotálamo é uma região particularmente sensível, uma vez que este núcleo contém células que são vulneráveis aos nutrientes, como glicose e ácidos graxos, e possui os neurônios POMC e AgRP/NPY que tem um papel importante no controle do balanço energético e da ingestão de comida. Assim, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos da dieta hiperlipídica materna durante a prenhez no desenvolvimento do núcleo arqueado dos descendentes como um mecanismo potencial que resulta no destino neuronal alterado dos neurônios POMC e NPY. Para isso, serão investigados os efeitos da dieta rica em gordura administrada às mães durante a prenhez na expressão da neurogenina 3 (Ngn 3), um fator de transcrição durante o desenvolvimento importante para o destino dos neurônios POMC e NPY no núcleo arqueado. Fêmeas prenhes serão divididas em grupo hiperlipídico (HF, 45% de gordura na dieta desde o dia 0 de prenhez) e grupo controle (CON, dieta padrão). As fêmeas prenhes sofrerão eutanásia nos dias 10, 13, 15 e 17 de prenhez para obtenção dos cérebros em desenvolvimento dos fetos. As diferenças na expressão da Ngn 3, POMC e NPY nos diferentes tempos de prenhez serão determinadas por imunofluorescência e hibridização in situ. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KLEIN, MARIANNE ORLANDINI; MACKAY, HARRY; EDWARDS, ALEXANDER; PARK, SU-BIN; INHASZ KISS, ANA CAROLINA; FELICIO, LUCIANO FREITAS; ABIZAID, ALFONSO. POMC and NPY mRNA expression during development is increased in rat offspring brain from mothers fed with a high fat diet. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENTAL NEUROSCIENCE, v. 64, n. SI, p. 14-20, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.