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A relação espaço-tempo e a cartografia escolar na infância

Processo: 13/22654-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sonia Maria Vanzella Castellar
Beneficiário:Paula Cristiane Strina Juliasz
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento geográfico   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cartografia escolar | Ensino de Geografia | representação do espaço | Cartografia

Resumo

A representação do espaço supõe a integração do espaço e tempo, como fontes de conhecimento, as quais dependem do contexto cultural. A partir disto, o que acontece na Educação Infantil obrigatória, tanto no currículo oficial quanto no praticado? Quais elementos poderiam ser inseridos e pensados para uma cartografia na infância? Estas questões estão pautadas na hipótese construída: se o pensamento espaço-temporal é iniciado na infância, no interior dos grupos sociais, a gênese da geografia e da cartografia se encontra na educação infantil, seja formal ou não. Desta forma, o tema principal desta pesquisa é a Cartografia Escolar na Educação Infantil. O objetivo desta pesquisa é estabelecer referências teórico-metodológicas para uma cartografia escolar na infância, uma vez que a linguagem cartográfica é a linguagem que concretiza o pensamento espacial. A abordagem adequada para o desenvolvimento desta pesquisa corresponde à qualitativa. A pesquisadora exercerá o papel de participante e o papel de observadora, refletindo sobre as experiências e, produções dos alunos e dos registros produzidos por meio das observações e gravações realizadas nas atividades de ensino. Os resultados serão discutidos com base nas teorias sobre os desenhos infantis, sobre a organização tempo-espaço pela criança e nas obras de Vigostki e seus sucessores, sobre linguagem e sua mediação no pensamento. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JULIASZ, Paula Cristiane Strina. O pensamento espacial na educação infantil: uma relação entre geografia e cartografia. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.

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