Busca avançada
Ano de início
Entree

Despolimerização péctica durante o amadurecimento do mamão papaia: solubilização em oligossacarídeos

Processo: 14/06535-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Joao Paulo Fabi
Beneficiário:Paulo Roberto Melfi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/23970-2 - Alterações biológicas das pectinas de mamão com possíveis benefícios à saúde humana, AP.JP
Assunto(s):Mamão   Enzimas pectinolíticas   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Expressão gênica   Oligossacarídeos   Despolimerização

Resumo

O mamão é uma fruta rica em pectinas que são despolimerizadas em oligossacarídeos durante o amadurecimento. Esses oligossacarídeos possuem potenciais efeitos benéficos ao consumo dos seres humanos pois se tratam de uma importante fração das fibras solúveis. A despolimerização das pectinas é decorrente da ação de enzimas hidrolíticas (pectinolíticas), sendo as poligalacturonases (PG), as galactanases (GAL) e as arabinanases (ARF) as principais dentre elas. Dessa maneira, o objetivo do projeto é analisar quimicamente as pectinas de mamões verdes e maduros e correlacionar a liberação de oligossacarídeos com a expressão gênica de alguma dessas enzimas pectinolíticas do mamão. Os resultados obtidos auxiliarão na tentativa de se estabelecer um padrão de liberação de açúcares com possíveis efeitos benéficos ao consumo humano durante o amadurecimento do mamão papaia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO PRADO, SAMIRA B. R.; MELFI, PAULO R.; CASTRO-ALVES, VICTOR C.; BROETTO, SABRINA G.; ARAUJO, ELIAS S.; DO NASCIMENTO, JOAO R. O.; FABI, JOAO P. Physiological Degradation of Pectin in Papaya Cell Walls: Release of Long Chains Galacturonans Derived from Insoluble Fractions during Postharvest Fruit Ripening. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 7, JUL 27 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.