Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mosquitos de fungos (Diptera: Mycetophilidae) da coleção do Museu de História Natural de Londres

Processo: 14/08447-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Sarah Siqueira de Oliveira
Supervisor no Exterior: Erica Jane Avery McAlister
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Natural History Museum, London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/51577-3 - Mycetophilidae (Diptera) de distribuição anfinótica: taxonomia, filogenia e biogeografia, BP.PD
Assunto(s):Biodiversidade   Biogeografia   Sistemática   Zoologia (classificação)   Diptera

Resumo

A família Mycetophilidae abrange 233 gêneros e cerca de 4.500 espécies conhecidas de todas as regiões biogeográficas. A fauna neotropical da família inclui 1120 espécies descritas e é possivelmente a mais rica do mundo, ainda com uma enorme diversidade a ser descrita. A família encontra-se dividida nas subfamílias Sciophilinae, Gnoristinae, Mycomyiinae, Leiinae, Manotinae, Allactoneurinae e Mycetophilinae. As subfamílias Sciophilinae, Gnoristinae e Leiinae incluem táxons com distribuição austral, ou seja, disjunta entre a Austrália, Nova Zelândia, e áreas temperadas da América do Sul - tecnicamente referidos como táxons anfinóticos. O conhecimento sobre as relações entre e dentro desses gêneros, no entanto, ainda é incipiente. Portanto, esses grupos seriam especialmente úteis para a compreensão biogeográfica da evolução biológica do extremo sul da Gondwana. A coleção Mycetophilidae do Museu de História Natural de Londres(NHM) é uma das maiores do mundo, com material de diferentes regiões biogeográficas, tipos e não tipos, e uma enorme quantidade de material não identificado. Portanto, este projeto tem como objetivo classificar e fotografar a coleção de Mycetophilidae do NHM, estudar em detalhes os tipos de espécies de gêneros conhecidos da área do núcleo geográfico deste estudo, especialmente os gêneros de sciophilines, gnoristines e leiines. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, SARAH SIQUEIRA. On Afrotropical Mohelia Matile (Diptera, Mycetophilidae): new species and phylogenetic comments. Zootaxa, v. 3947, n. 2, p. 251-263, APR 15 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.