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Erros na fala infantil: substituições fônicas ou gestos intrusivos?

Processo: 14/01381-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Larissa Cristina Berti
Anfitrião: Tim Bressmann
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Toronto (U of T), Canadá  
Assunto(s):Fonética   Fonologia   Distúrbios da fala   Aquisição da linguagem   Ultrassonografia   Crianças

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar erros de produção de fala em crianças com diagnóstico de distúrbio fonológico. Particularmente, com o uso da ultrassonografia do movimento de língua, será verificado se os erros de fala dessas crianças, julgados auditivamente como sendo substituições, constituem-se como "verdadeiras substituições" ou "gestos intrusivos". A hipótese deste trabalho assim se define: se os gestos articulatórios forem as unidades selecionadas no curso da produção da fala, os erros de produção de fala de crianças com distúrbio fonológico deveria envolver essa unidade ao invés de segmentos como um todo. Serão coletados dados de produção de fala de 18 crianças (9 com desenvolvimento típico e 9 com distúrbio fonológico), envolvendo os 19 segmentos consonantais do PB no contexto da vogal /a/ na posição tônica da palavra, com o uso do ultrassom. A análise dos resultados compreenderá o julgamento perceptivo-auditivo dos erros de fala, bem como a análise ultrassonográfica desses erros. Além de contribuições para o estudo da aquisição fônica, também se esperam contribuições para a discussão a respeito do primitivo fonológico. (AU)