Busca avançada
Ano de início
Entree

Transtornos psiquiátricos na epilepsia: uma perspectiva clínica, laboratorial e morfológica

Processo: 14/08765-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Cendes
Beneficiário:Mateus Henrique Nogueira
Supervisor no Exterior: Andres M. Kanner
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Miami, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/21818-6 - Transtornos de humor e de ansiedade na epilepsia: uma perspectiva clínica, laboratorial e morfológica, BP.DR
Assunto(s):Ressonância magnética   Ansiedade   Citocinas   Depressão   Epilepsia

Resumo

A associação entre epilepsia e os transtornos psiquiátricos há muito tempo é conhecida, mas apenas nas últimas décadas é que surgiram estudos significativos sobre o assunto. Pesquisas mostram que a ocorrência dos transtornos de humor e de ansiedade está associada à possível presença de uma resposta inflamatória e a alterações morfológicas nas estruturas cerebrais. Uma melhor compreensão do funcionamento desses transtornos nesses pacientes traria como consequência uma melhor adequação e conciliação no tratamento clínico, melhorando a qualidade de vida dos mesmos. O objetivo da presente pesquisa é avaliar os transtornos de humor e de ansiedade em pacientes com diferentes tipos de epilepsia e verificar se há alguma relação entre a ocorrência dessas comorbidades à presença de uma resposta inflamatória e de alterações morfológicas cerebrais. Serão avaliados pacientes com diferentes tipos de epilepsia que fazem acompanhamento no ambulatório de Neurologia do HC/Campinas - Unicamp e que atendam aos critérios de inclusão/exclusão. Os pacientes passarão por uma avaliação psicológica com a utilização dos instrumentos SCID-I, BDI, BAI e IDTN-E. Será realizada uma coleta de sangue para análise de citocinas pró e anti-inflamatórias usando um citômetro de fluxo; e exame de ressonância magnética para análises da integridade das estruturas cerebrais usando técnicas de VBM e DTI. Os pacientes avaliados serão divididos em grupos de acordo com o diagnóstico psiquiátrico encontrado e tipo de epilepsia. O software IBM SPSS20 será utilizado para as análises estatísticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, MATEUS H.; YASUDA, CLARISSA L.; COAN, ANA C.; KANNER, ANDRES M.; CENDES, FERNANDO. Concurrent mood and anxiety disorders are associated with pharmacoresistant seizures in patients with MTLE. Epilepsia, v. 58, n. 7, p. 1268-1276, JUL 2017. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.