Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura e inteligibilidade da fala em crianças usuárias de implante coclear

Processo: 14/00541-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Fernando Del Mando Lucchesi
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento verbal   Deficiência auditiva   Inteligibilidade da fala   Implante da cóclea

Resumo

Intervenções em crianças com deficiência auditiva pré-lingual por meio do implante coclear promovem a capacidade de detecção de estímulos sonoros e a criação de condições de aprendizagem de repertórios verbais receptivos. A utilização do paradigma de relações de equivalência tem se constituído em uma abordagem eficaz no estudo e no estabelecimento do comportamento simbólico. No entanto, as condições necessárias para o estabelecimento de repertórios expressivos, principalmente relacionados à inteligibilidade da fala, ainda necessitam de maiores investigações. Tendo em vista os melhores desempenhos expressivos da população em tarefas de leitura de palavras do que em nomeação de figuras, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo a avaliação dos efeitos do ensino de leitura e escrita por meio do programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® sobre a inteligibilidade da fala em crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear. Para tanto, será utilizado delineamento de sujeito único, com testes de linha de base múltipla de vocalização após o conjunto de três palavras ensinadas e a cada unidade de ensino. Com a replicação e ampliação de dados sobre a transferência de controle das respostas expressivas frente às palavras impressas para as figuras, o presente estudo cria possibilidades na implementação de procedimentos rápidos e de baixo custo a serem aplicados no processo de reabilitação, tanto no aprendizado da leitura, quanto na melhora da inteligibilidade da fala da população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIPE AUGUSTO MONTEIRO CRAVO; ANA CLAUDIA MOREIRA ALMEIDA-VERDU; FERNANDO DEL MANDO LUCCHESI; LEANDRA TABANEZ DO NASCIMENTO SILVA; ADRIANE LIMA MORTARI MORET. Teaching a Child with Cochlear Implant to Read Words with Orthographic Difficulties. Trends in Psychology, v. 27, n. 4, p. 819-835, Out. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.