Busca avançada
Ano de início
Entree

Sorocaba, Cidade do Futuro e Futuro da Cidade: Avaliação das políticas públicas urbanas e da qualidade de vida

Processo: 14/01450-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Lindon Fonseca Matias
Beneficiário:Cinthia de Almeida Fagundes
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/15059-9 - De onde vem a inteligência da cidade? Avaliação das contradições e oportunidades em um mundo urbano, BE.EP.DR
Assunto(s):Geografia urbana   Qualidade de vida urbana   Sorocaba (SP)

Resumo

Diante de práticas de planejamento estratégico, realiza-se na cidade de Sorocaba (SP) a construção de uma identidade municipal associada aos princípios de uma cidade saudável, educadora e do futuro. Diversos projetos e ações de intervenção urbanística estão sendo desenvolvidos de acordo com interesses e agentes associados à promoção estratégica da cidade que, consequentemente, contribuem para a atual dinâmica de transformação do espaço urbano local. O principal objetivo desta pesquisa consiste na avaliação da atual política estratégica adotada no município de Sorocaba, segundo a abrangência de projetos idealizados na diretriz 'Cidade do Futuro', destinada à promoção do desenvolvimento econômico local e melhoria da qualidade de vida urbana. Propõe-se a realização de um estudo de cunho geográfico dedicado à exploração de variáveis e indicadores intraurbanos, capazes de revelar diferentes demandas e heterogeneidades socioespaciais, que poderão ser avaliadas à luz dos atuais projetos do governo municipal, apontados como promotor de um futuro positivo para o desenvolvimento da cidade e para melhoria da qualidade de vida urbana. Serão desenvolvidos argumentos baseados na cartografia dos processos de produção do espaço urbano, explorando o expediente das geotecnologias e a produção de medidas intraurbanas, suporte para uma discussão diagnóstica acerca da situação presente e prognóstica do futuro que tem sido projetado para a cidade, pautada no desenvolvimento conjugado entre o crescimento econômico e o bem-estar social e urbano.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAGUNDES, Cinthia de Almeida. Sorocaba, cidade do futuro e futuro da cidade : avaliação das políticas públicas urbanas e da qualidade de vida. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.