Busca avançada
Ano de início
Entree

Citotoxicidade do ácido peracético: avaliação metabólica, estrutural, de morte e de estresse em fibroblastos L929

Processo: 14/00723-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Gisele Faria
Beneficiário:Kennia Scapin Viola
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade   Fibroblastos   Ácido peracético   Irrigantes do canal radicular

Resumo

Recentemente o ácido peracético (AP) vem sendo citado na literatura odontológica como uma possível solução irrigadora de canais radiculares. Ele apresenta a vantagem de reunir em um só produto atividade antibacteriana e capacidade de remoção da smear layer. Para a seleção da solução irrigadora de canais radiculares deve-se levar em consideração não somente os seus benefícios terapêuticos, mas também os possíveis efeitos citotóxicos, uma vez que ela pode entrar em contato com os tecidos periapicais. Os objetivos do presente estudo serão: 1) Avaliar a citotoxicidade do AP, em diferentes concentrações, em comparação com o hipoclorito de sódio (NaOCl) por meio de estudo do metabolismo celular em fibroblastos L929; 2) Investigar o mecanismo de citotoxicidade do AP sobre fibroblastos L929 por meio de avaliação metabólica, estrutural, ultraestrutural, de morte (necrose e/ou apoptose) e de estresse destas células. Fibroblastos L929 em cultura serão expostos a diferentes concentrações do AP e do NaOCl e ao meio de cultura por 24 horas (controle). Após este período, serão avaliados o metabolismo celular por meio do ensaio do metiltetrazólio (MTT), a morfologia externa das células em microscópio eletrônico de varredura, a ultraestrutura em microscópio eletrônico de transmissão, o citoesqueleto por meio de marcação para actina e ±- tubulina, o tipo de morte celular (necrose ou apoptose) por citometria de fluxo e o estresse celular por meio de marcação da proteína de choque térmico 70 (Hsp 70). A análise estatística dos resultados será efetuada empregando nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIOLA, K. S.; RODRIGUES, E. M.; TANOMARU-FILHO, M.; CARLOS, I. Z.; RAMOS, S. G.; GUERREIRO-TANOMARU, J. M.; FARIA, G. Cytotoxicity of peracetic acid: evaluation of effects on metabolism, structure and cell death. International Endodontic Journal, v. 51, n. 4, SI, p. E264-E277, MAY 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.