Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração de um cenário para formação de planetas gigantes

Processo: 14/00492-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Tatiana Alexandrovna Michtchenko
Beneficiário:Luiz Alberto de Paula
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Discos protoplanetários   Planetologia   Formação planetária   Migração planetária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:discos protoplanetários | Formação planetária | migracao planetaria | Ciências Planetárias

Resumo

De acordo com o modelo sequencial de acreção, os planetas gigantes se formam através de um núcleo sólido a partir da captura de planetesimais. Esse núcleo, atingindo uma determinada massa, é capaz de capturar o gás residual do disco protoplanetário que constituirá o seu envelope, formando então um planeta gigante. A parte crítica desse cenário está no ajuste dos tempos de formação do núcleo sólido, de captura do gás e dos processos de migração planetária com o tempo de vida do disco. Construir um modelo completo que considera todos esses processos é uma tarefa árdua e ao mesmo tempo desafiadora. O projeto propõe dar continuidade a dissertação na qual foi estudada a formação e a evolução de um núcleo planetário sólido. Espera-se agora complementar o projeto desenvolvendo o estudo de formação planetária com a acreção de gás, simultaneamente com a migração planetária do tipo II que só ocorre nos sistemas de planetas gigantes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE PAULA, L. A.; MICHTCHENKO, T. A.. Adapting a gas accretion scenario for migrating planets in FARGO3D. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 483, n. 2, p. 1599-1608, . (14/00492-3, 09/54006-4)
DEPAULA, L. A.; MICHTCHENKO, T. A.; SOUSA-SILVA, P. A.. Adapting a solid accretion scenario for migrating planets in FARGO3D. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 490, n. 2, p. 2336-2346, . (14/00492-3, 09/54006-4, 16/13750-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Luiz Alberto de. Elaboração de um modelo para formação planetária dentro do código magneto hidrodinâmico FARGO3D. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.