Bolsa 14/02306-2 - História do cinema, Cinema - BV FAPESP
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This is our fight!: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945)

Processo: 14/02306-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Mariana Martins Villaça
Beneficiário:Paula de Castro Broda
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/21200-3 - Política e propaganda de guerra nas animações de Hollywood durante a II Guerra Mundial (1940-1945), BE.EP.MS
Assunto(s):História do cinema   Cinema   Animação   Hollywood   Propaganda política   Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:animação | cinema | Hollywood | II Guerra Mundial | Office of War Information | Walt Disney | História do Cinema dos EUA

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar a produção de desenhos animados estadunidenses voltados para a propaganda de guerra entre 1940-1945, período no qual Hollywood viveu sua "época de ouro" das animações. Nesses anos, os desenhos produzidos pelos estúdios hollywoodianos (tais como Walt Disney, Warner Bros., MGM e Universal) para circular na sociedade estadunidense procuravam vilanizar os inimigos, valorizar o patriotismo e convencer o público sobre a importância da aquisição dos bônus de guerra. Ao mesmo tempo, propagavam a ideia de que todo cidadão, ainda que não estivesse nos fronts de batalha, tinha um papel decisivo no conflito. Por meio da análise fílmica e historiográfica, procuraremos analisar como essa propaganda política foi construída nas animações, valendo-se, entre outras estratégias, da afirmação da identidade estadunidense em oposição ao dos inimigos: o alemão, o italiano e o japonês. É nosso objetivo, também, verificar se e de que maneira os aliados, incluindo países da América Latina, são apresentados nos desenhos, e que argumentos são mobilizados para justificar algumas alianças menos prováveis, como a dos EUA com a URSS. Além disso, procuraremos investigar como órgãos estatais (como o Office of War Information) criados no contexto da II Guerra se relacionaram com os estúdios por meio de jogos políticos que envolveram acordos, censura, e a determinação das temáticas a serem abordadas. (AU)

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