Busca avançada
Ano de início
Entree

Câncer de estômago e colorretal: influência de fatores sócio-culturais na busca por auxílio à saúde

Processo: 13/24004-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Vanessa de Brito Poveda
Beneficiário:Thaína Dalla Valle
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias colorretais   Neoplasias gástricas   Enfermagem oncológica

Resumo

O câncer colorretal em homens é a terceira neoplasia de maior incidência no Brasil, seguido pelo câncer de estômago. Apesar de serem conhecidos os fatores de risco, prevenção e diagnóstico associados a essas neoplasias, no Brasil, muitos dos pacientes são diagnosticados já em estágio avançado da doença, sendo necessário procedimentos emergenciais como medida inicial de tratamento, situação que colabora para piora do prognóstico deste paciente. Dessa forma, este estudo pretende analisar o processo de busca por assistência médica por pacientes com câncer de estômago ou colorretal, identificando o tempo entre a suspeita, a busca por auxílio, o início do tratamento e a cirurgia; caracterizando o comprometimento das atividades diárias, familiares e financeiras geradas pelo diagnóstico e, posteriormente, pelo tratamento; identificando aspectos biopsicossociais que possam interferir na busca por assistência médica. Para tanto, será realizado um estudo quantitativo do tipo descritivo-exploratório, com pacientes com diagnóstico de câncer de estômago ou colorretal, atendidos em um hospital especializado no diagnóstico e tratamento oncológico, referência no município de São Paulo. Espera-se que os resultados e conclusões do presente estudo favoreçam a implementação de práticas que aperfeiçoem o diagnóstico e tratamento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALLE, THANA DALLA; TERESA TURRINI, RUTH NATALIA; POVEDA, VANESSA DE BRITO. Intervening factors for the initiation of treatment of patients with stomach and colorectal cancer. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.