Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos endoparasitos do curimbatá Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1837) (Characiformes: Prochilodontidae) coletado no Rio Tietê, São Paulo, Brasil

Processo: 14/06332-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Rodney Kozlowiski de Azevedo
Beneficiário:Rodrigo Severiano Rocha
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Rio Tietê

Resumo

O rio Tietê constitui um dos principais rios do Estado de São Paulo, visto que tem sua nascente na cidade de Salesópolis e corta todo o Estado, inclusive a região metropolitana da capital. Dessa forma esse rio representa um grande potencial físico e econômico para o desenvolvimento dos municípios e de todo o Estado, já que em seu percurso abastece inúmeras cidades do interior e da capital, sendo suas águas utilizadas para uso doméstico, industrial, transporte, recreação, irrigação, lazer e geração de energia. Destacando o último tópico, no geral seu potencial hídrico para geração de energia é bem aproveitado, porém apesar da produção energética ser de extrema importância para toda a comunidade, a construção de usinas hidroelétricas acarretam grandes impactos ambientais para a fauna e flora do local da construção. Dessa forma, o município de Bariri localizado no centro oeste do Estado de São Paulo, recebeu no ano de 1965 a construção de uma usina hidrelétrica que abasteceria grande parte do interior paulista, porém, quase que contraditoriamente, a cidade de Itapuí, município vizinho que também possuí o privilégio de ser banhada pelo rio Tietê, teve grande parte de suas terras inundadas tornando esse trecho do rio que corta a cidade extremamente profundo e grande vítima de eutrofização. A análise da fauna parasitária de espécies de peixes vem representando uma grande aliada na medição dos impactos ambientais, já que a estreita relação parasito/hospedeiro necessita de fatores ambientais em extrema harmonia para que ocorra em equilíbrio. Baseando-se nesse contexto, o presente estudo visa analisar a biodiversidade dos endoparasitos do peixe Prochilodus lineatus, coletado no trecho do rio Tietê que atravessa o município de Itapuí sob influência da represa de Bariri conhecida como Álvaro de Souza Lima.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, RODRIGO SEVERIANO; PELEGRINI, LARISSA SBEGHEN; CAMARGO, ALINE DE ALMEIDA; ABDALLAH, VANESSA DORO; DE AZEVEDO, RODNEY KOZLOWISKI. Sphincterodiplostomum musculosum (Digenea, Diplostomidae) in Geophagus brasiliensis (Perciformes, Cichlidae) collected in a lake at Dois Corregos, Sao Paulo, Brazil. Ciência Rural, v. 45, n. 12, p. 2223-2228, DEC 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.