Busca avançada
Ano de início
Entree

Perturbações magnéticas e resposta do plasma em plasmas com divertor

Processo: 14/03899-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas
Pesquisador responsável:Iberê Luiz Caldas
Beneficiário:David Ciro Taborda
Supervisor no Exterior: Todd Edwin Evans
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : General Atomics, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/18073-1 - Transporte simplético em plasmas de fusão com divertor, BP.DR

Resumo

Durante este estagio de pesquisa pretende-se estudar a topologia do campo magnético em tokamaks sujeitos a Perturbações Magnéticas Ressonantes (RMPs pelas siglas em inglês). Isto será feito em contato com os grupos teórico e experimental do DIII-D afiliado à General Atomics. Neste estudo faremos uso dos métodos desenvolvidos durante esta pesquisa de doutorado para descrever o Equilíbrio Hidromagnético de plasmas moldados (shaped) com separatriz homoclínica ou heteroclínica no tokamak DIII-D. Consequentemente se incluirão as perturbações de de vácuo (RMPs) que descrevem o campo magnético criado pelas bobinas de controle (C-coils) da máquina. Posteriormente a resposta do plasma será adicionada mediante um campo criado por distribuições assimétricas de corrente no interior do plasma. A modelagem destas correntes dependerá das estruturas criadas pelas RMPs e os perfis de equilíbrio. Então, o efeito da resposta do plasma na topologia magnética será comparado com o caso em que as perturbações de vácuo atuam sobre o plasma e a densidade de corrente é simétrica. Estes resultados serão confrontados com as medidas experimentais da equipe do DIII-D. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIRO, D.; EVANS, T. E.; CALDAS, I. L. Modeling non-stationary, non-axisymmetric heat patterns in DIII-D tokamak. NUCLEAR FUSION, v. 56, n. 1 JAN 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.