Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise isotópica de água de coco

Processo: 13/10342-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Waldemar Gastoni Venturini Filho
Beneficiário:Vitor Massami Imaizumi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fraude   Enriquecimento isotópico   Água de coco   Isótopos estáveis   Diluição isotópica

Resumo

O objetivo desse trabalho será analisar, através de técnicas de isótopos estáveis, as águas de coco comercializadas no Brasil, para verificar a presença de adulteração em sua composição. Neste trabalho, serão utilizadas águas de coco in natura, fabricadas em laboratório com e sem adulteração e as comerciais. As amostras de água de coco in natura e comerciais serão analisadas para os seguintes parâmetros: proteína bruta, lipídio, carboidrato, valor calórico, açúcares redutores (AR), açúcares redutores totais (ART), açúcares não redutores (ANR), Brix, Acidez titulável (AT), pH, Ratio (Brix/Acidez titulável), turbidez, para sua caracterização química e comparação com os Padrões de Identidade e Qualidade da bebida. As análises isotópicas das amostras de água de coco in natura, fabricadas em laboratório e comerciais serão realizadas em espectrômetro de massa de razão isotópica. Os valores obtidos da análise isotópica das bebidas fabricadas em laboratório permitirão estimar o erro do método. Com base nas informações da legislação, será construída curva de legalidade em um gráfico cartesiano. Após analisar isotopicamente amostras da bebida comercial no espectrômetro de massa, será possível calcular a percentagem de carbono C3 (água de coco) e de carbono C4 (açúcar de cana) e confrontá-las com a curva de legalidade para identificar possíveis fraudes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IMAIZUMI, VITOR MASSAMI; PEREIRA SARTORI, MARIA MARCIA; DUCATTI, CARLOS; VENTURINI FILHO, WALDEMAR GASTONI. Use of stable isotopes of carbon to detect coconut water adulteration. Scientia Agricola, v. 76, n. 3, p. 261-265, MAY-JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IMAIZUMI, Vitor Massami. Análise isotópica, físico-química, centesimal e energética de água de coco. 2015. 50 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.